Diocese prepara candidatos para o serviço do diaconado permanente
Na noite do dia 11 de março, uma aula inaugural marcou o início das atividades da Escola Diaconal da Diocese de São José dos Campos. A aula aconteceu no auditório da Faculdade Católica-SJC e foi ministrada pelo bispo de São José dos Campos, Dom Cesar Teixeira. Padre Luis Alberto Conde, pároco da Paróquia São José e assessor da Comissão Diocesana de Diáconos e Diácono José Silva, coordenador da Comissão estiveram presentes, acompanhados dos diáconos que integram a coordenação da Escola Diaconal.
A Escola Diaconal foi reaberta após um período de reorganização. As atividades iniciaram em 2018 com a primeira reunião que aconteceu em maio.
Durante sua explanação na aula inaugural, Dom Cesar destacou a importância do chamado ao serviço e da figura do diácono na comunidade paroquial. O bispo também falou sobre o início do diaconado na história da Igreja, encontrado nas primeiras comunidades cristãs e a importância do serviço prestado, como o auxílio litúrgico e social.
Os diáconos permanentes são homens casados e de vida cristã exemplar. Durante a formação fazem os estudos de teologia e pastoral.
Pela imposição das mãos episcopais, recebem o Sacramento da Ordem no primeiro grau e, assim ordenados, podem administrar o Batismo, assistir Casamento, distribuir a sagrada comunhão, pregar o Evangelho e auxiliar na liturgia, bem como toda a vida paroquial.
Atualmente a Diocese de São José dos Campos conta com 108 diáconos permanentes.
O Concilio Vaticano II reativou na Igreja a Ordem do Diaconado, como se lê nos Atos dos Apóstolos. O diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem, seguido pelo presbiterado.
São 74 os aspirantes ao diaconado, e o curso acontece nas terças e quartas-feiras, na Faculdade Católica de São José dos Campos.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.