Notícias da Diocese › 11/08/2022

Diocese envia síntese diocesana sobre o Sínodo dos Bispos 2023

Após um intenso trabalho de escutar as comunidades e paróquias da Diocese foi finalizada a Síntese Diocesana sobre o Sínodo dos Bispos 2023 e enviada para a CNBB, no dia 21 de julho, através do Centro Diocesano de Pastoral São João Paulo II.

Com alegria e expectativa a Diocese recebeu o convite do Santo Padre, o Papa Francisco, para participar da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, cujo tema é “Para uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”.

Em meio às comemorações dos 40 anos de instalação da Diocese, foi encontrada na convocação para o Sínodo uma oportunidade de rezar, avaliar e construir propostas para nossa vida diocesana. Afinal, “o caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”, afirma o Documento preparatório do Sínodo. Ao criar a oportunidade de escuta e de diálogo na Diocese, por meio do Sínodo, o Papa Francisco convida a redescobrir a natureza profundamente sinodal da Igreja.

Conhecendo a Diocese

A Diocese é constituída por seis municípios. A sede diocesana é a cidade de São José dos Campos, com 729.737 habitantes. Contempla, ainda, os municípios de Jacareí, com 235.416 habitantes; Paraibuna, com 18.263 habitantes; Santa Branca, com 14.857 habitantes; Igaratá, com 9.583 habitantes, e Monteiro Lobato, com 4.696 habitantes. Neles são encontradas duas realidades, a área urbana, com prédios, casas, fábricas, atividades comerciais e de serviços e a área rural.

Ouvindo juntos o que Deus tem a dizer a seu povo

Em preparação para a 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, foi realizado um fecundo trabalho de escuta. Em meio à pandemia, que limitava a ação pastoral, a Diocese foi desafiada a celebrar com criatividade, enquanto Igreja particular, a primeira fase do Sínodo dos Bispos.

O primeiro passo da instância sinodal do Conselho de Presbíteros da Diocese foi a criação de uma equipe animadora do Sínodo na fase diocesana. A essa equipe coube a adaptação do Documento Preparatório, tendo em vista a realidade diocesana. Esse material foi rezado e apresentado à Diocese.

Um caminhar de comunhão

Em 17 de outubro de 2021, na Catedral São Dimas, com a presença dos representantes das paróquias e as forças vivas da Diocese, teve início a fase diocesana do Sínodo. Entregando ao Espírito Santo a condução desse momento, Dom Cesar, acolheu e incentivou a equipe animadora do Sínodo a rezar, proporcionar encontros, acolher, saber ouvir, discernir e tomar decisões. Nosso pastor pediu orações e o envolvimento dos diocesanos.

De setembro de 2021, com a criação da equipe animadora, a abril de 2022, aconteceu a fase diocesana. Em maio e junho, foi elaborada a Síntese Diocesana. Animadas, as comunidades se reuniram para viver esse momento.

A Diocese é constituída por 45 Paróquias, organizadas em oito Regiões Pastorais.  Foi possível vivenciar o processo de oração e de escuta em 38 paróquias. Em cada uma aconteceu um encontro de oração e partilha. De acordo com a dinâmica proposta, os 2.520 participantes foram ouvidos, sentiram-se acolhidos e respeitados.

Ainda aconteceram alguns encontros com o Conselho Diocesano de Pastoral, que rezou e ouviu os coordenadores e assessores. Foram ouvidas, ainda, algumas novas comunidades, organismos de ação social da Igreja, Seminário Diocesano na etapa da Configuração a Jesus Cristo, religiosas de nossa Diocese e o clero diocesano, que assumiu essa experiência sinodal. Foram ouvidas ao todo 2.716 pessoas em nossa Diocese.

Uma “Igreja viva”

Somos uma “Igreja viva”, onde há tantos leigos envolvidos na evangelização e na animação da vida eclesial. Essa foi nossa primeira constatação no processo diocesano.

Em todos os encontros, pastores e fiéis estiveram presentes e prestaram sua colaboração. Souberam perceber pontos fortes e limites da nossa ação pastoral. O desejo de rezar e de discernir juntos foi marcante. Valorizaram a ajuda que cada um oferece à Igreja. Diante de uma comunidade animada, o grande desafio foi, de fato, organizar a participação.