Notícias da Diocese › 08/10/2019

Diocese em sintonia com o Sínodo Pan-Amazônico

O mês de setembro em nossa Diocese foi marcado pela Semana Valeparaibana de Estudos sobre a Amazônia e também pelo Pró-Sínodo Pan-Amazônico. Com o objetivo de aproximar a comunidade diocesana do Sínodo que acontece no Vaticano, desde do dia 6 até 27 de outubro.

O termo “Pan-amazônio” se dá pelo fato de a Amazônia não pertencer apenas ao Brasil, mas à Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela e Suriname. A palavra Sínodo, tem sua origem no idioma grego: Sýnodos, que quer dizer “Caminhar juntos”.

Esse é o grande objetivo do Sínodo proposto pelo Papa Francisco, em 2017. E a Diocese de São José dos Campos, por meio da Comissão Socioambiental, teve a oportunidade de estar junto e aprender sobre o assunto tão discutido ultimamente: Amazônia.

A Semana Valeparaibana de Estudos sobre a Amazônia aconteceu de 23 a 27 de setembro, na Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos. O evento trouxe diversos pesquisadores e cientistas para apresentar seus estudos que são realizados há muitos anos. Vale destacar que os que ministraram as palestras são referências nacionais e internacionais sobre os temas abordados, e que são naturais de cidades da região do Vale do Paraíba.

Sandra Costa, pesquisadora e professora da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), na solenidade de abertura, afirmou que a Amazônia é uma região invisível, apesar de seu gigantismo, faltam políticas públicas em muitos casos e a Igreja Católica tem o papel fundamental de dar alento ao povo que lá vive.”

E esse alento que acontece, está em sintonia com o Papa Francisco, para o cuidado da Casa Comum, exortado na “Laudato Sí”, publicado em 2015, que orienta a Igreja para o caminhar rumo a uma Ecologia Integral, na qual tudo está interligado.

Ecologia Integral propõe uma nova maneira de entender a relação: ambiental, econômico, social, cultural e vida cotidiana. O Instrumentum Laboris para o Sínodo Pan-Amazônico, no parágrafo 47 exorta que: “isto significa que nos desenvolvemos como seres humanos com base em nossos relacionamentos conosco mesmos, com os outros, com a sociedade em geral, com a natureza/meio ambiente e com Deus”.

Pró-Sínodo. Encerrando as atividades da Semana de Estudos, nos dia 28 e 29 de setembro aconteceu no Colégio Nossa Senhora Aparecida, em São José dos Campos, o Pró-Sínodo. Foram dois dias de intensas reflexões acerca da realidade missionária e a contribuição que a Igreja pretende dar ainda mais para a realidade amazônica.

Contribuíram para as reflexões Afonso Murad, doutor em teologia pela Universidade Gregoriana de Roma e colaborador na Rede Eclesial Panamazônica (REPAM); Moema Miranda, antropóloga, integrante da equipe do Instituto Teológico Franciscano (ITF) e assessora do grupo de trabalho sobre mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração; e frei Nilo Agostini, doutor em teologia pela Universidade de Ciências Humanas de Strasbourg, França.

Testemunhos. Membros do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) contaram suas experiências. Realidades desafiadoras e o compromisso em levar a mensagem do Evangelho foram apresentados pelos missionários. Também religiosas de congregações com casas de missão na Amazônia contaram suas experiências nas diversas realidades de missão ad gentes.

A superiora geral da Congregação das Pequenas Missionarias de Maria Imaculada (PMMI), Irmã Sandra Notolini, falou do novo desafio que coordenam – o Barco-Hospital “Papa Francisco”; Que leva atendimento básico de saúde e espiritual a cerca de 700 mil pessoas ao longo do Rio Amazonas, no Estado do Pará, ao norte do Brasil.

Três irmãs Pequenas Missionárias, de São José dos Campos, fazem parte da tripulação que leva serviços de saúde às populações ribeirinhas.

Presença Sinodal. O relator geral do Sínodo para a Amazônia, o cardeal dom Claudio Hummes, presidiu a missa de encerramento dos eventos, no domingo, 29 de setembro. Em sua homília, o bispo convidando para a reflexão, exortou: “qual futuro queremos deixar para as próximas gerações ou não queremos deixar nenhum futuro?”.

A Igreja já está na Amazônia há mais de 400 anos – lembrou dom Cláudio; e o Sínodo irá buscar pensar em novos caminhos para evangelização desse povo sofrido”, finalizou.

Sínodo para a Pan-Amazônia. Em 15 de outubro de 2017, o Papa Francisco convocou a Assembleia Sinodal para a Pan-Amazônia, tendo como finalidade principal “encontrar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, sobretudo dos indígenas, muitas vezes esquecidos e sem a perspectiva de um futuro sereno, e também por causa da crise da floresta Amazônica”, reitera Papa Francisco.

Combate às fake news. Com a aproximação do Sínodo para a Amazônia, o Vatican News dá sua contribuição diante do interesse que o evento está suscitando na imprensa e nos fiéis.

A imprensa oficial do Vaticano está produzindo uma série de vídeos desmascarando inverdades sobre o Sínodo para a Amazônia. O diretor do Dicastério para a Comunicação, Andrea Tornielli, responde e comenta pontos que chegam pelas redes sociais. Os vídeos são divulgados todas as segunda e quinta-feiras.

Assista direto pelo canal “Vatican News – Português”, no Youtube.