Diocese de São José dos Campos: 38 anos de história
No dia 1° de maio a Diocese de São José dos Campos completa 38 anos. A Igreja Mãe da Diocese, a Catedral de São Dimas celebra 14 anos de dedicação da Igreja e do altar. Participe da missa solene presidida pelo vigário geral da Diocese, Pe. Djalma Lopes Siqueira. A missa faz parte das festividades em honra ao padroeiro da Paróquia da Catedral São Dimas.
Aniversário da Diocese e
Dedicação da Igreja Mãe da Diocese
Catedral São Dimas
Dia 1º de maio de 2019 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Catedral São Dimas (Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 01 – Jd. São Dimas – SJC)
Presidente da celebração: Pe. Djalma Lopes Siqueira, vigário geral da Diocese de São José dos Campos
.
HISTÓRIA
Instalada em 1º de maio de 1981, a Diocese de São José dos Campos possui uma grande história de evangelização pastoral e ação missionária.
Localizada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e entre as duas maiores cidades do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro, é constituída por seis cidades, São José dos Campos, Jacareí, Igaratá, Paraibuna, Monteiro Lobato e Santa Branca.
A população estimada, de acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 980 mil habitantes, sendo 590 mil católicos.
Com 46 paróquias dividas em oito regiões pastorais, possui clero formado por 95 padres e 109 diáconos permanentes. Atualmente são 43 jovens seminaristas em estudos rumo ao sacerdócio, um em ano pastoral e três diáconos transitórios.
A Diocese possui uma Faculdade Católica credenciada pelo Ministério da Educação, para a formação acadêmica de seminaristas e leigos.
São mais de 60 as obras sociais e entidades filantrópicas ligadas às paróquias, congregações e movimentos presentes.
Nossa ação pastoral se constitui em mais de 80 pastorais, movimentos, associações e novas comunidades. Sua história é marcada pelas Assembleias Diocesanas. Todas elas apontaram de forma bastante clara as prioridades que deveriam nortear a ação pastoral-evangelizadora em momentos específicos da caminhada.
O MAPA DA DIOCESE
Ao longo de sua história, a Diocese ganhou novos contornos com a criação de novas paróquias. Ao ser criada, em 1981, a Diocese contava com 21 paróquias. Hoje são 47 paróquias – um crescimento que busca acompanhar o crescimento demográfico da região.
A organização da Diocese por Regiões Pastorais é para facilitar o trabalho pastoral. Cada uma é composta por um grupo de paróquias e coordenada por um sacerdote de uma das paróquias pertencentes àquela região
Em 2017, em Assembleia Diocesana, foi aprovado o Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral (PDEP). O Plano servirá como um instrumento de planejamento para todas as ações diocesanas.
AS ÁREAS PRIORITÁRIAS – AS 5 OPÇÕES PASTORAIS:
- Família: Projeto de Deus;
- Juventude;
- Processo Catequético Formador de Discípulos Missionários;
- Dimensão Social da Fé;
- Ação Missionária;
.
.
.
BISPOS ANTERIORES
De 1981 a 1991 – Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid, SCJ, hoje arcebispo Emérito de São Sebastião do Rio de Janeiro.
De 1991 a 2004 – Dom Nelson Westrupp, scj, hoje bispo emérito de Santo André.
De 2004 a 2013 – Dom Moacir Silva, hoje arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto.
O BISPO DIOCESANO
Dom José Valmor Cesar Teixeira é salesiano e natural da cidade de Rio do Sul/SC.
Em 20 de março de 2014 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo para a Diocese de São José dos Campos/SP. Tomou posse canônica no dia 17 de maio de 2014.
É o presidente, na CNBB nacional, da Comissão Comunhão e Partilha. Na CNBB Sul 1 faz parte da comissão econômica do estado.
Estudou filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras em Lorena/SP. Fez seus estudos teológicos na PUC de Curitiba. Pós-graduação em Educação na Universidade Católica de Porto Alegre. MBA em Gestão Estratégia Institucional pela Northia de Florianópolis/SC. Fez o mestrado em História da Igreja na Universidade Gregoriana de Roma.
.
.
.
.
.
.
.
.
PARABENS A NOSSA QUERIDA DIOCESE. DEUS ABENÇOE O BISPO, OS PADRES, DIACONOS , SEMINARISTAS, RELIGIOSOS E RELIGIOSAS E A TODO O POVO DESTA IGREJA PARTICULAR