Notícias da Diocese › 12/11/2018

Dia Mundial dos Pobres 2018

“Este pobre clama e o Senhor escuta” (Sl 34, 7)

Será celebrado no próximo dia 18 de novembro o Dia Mundial dos Pobres. Uma importante iniciativa do Papa Francisco a fim de combater a pobreza e ajudar as pessoas carentes a conquistarem dignas condições de vida.

Neste ano o tema sugerido pelo Papa Francisco é: “Este pobre grita e o Senhor escuta” (Sl 34, 7). Somos provocados pelo salmista a contrapor com gestos concretos de caridade as palavras vazias, que frequentemente saem de nossa boca, para que nossos irmãos menos favorecidos não pensem que seu grito tenha caído no vazio.

Mensagem do Papa Francisco

O Santo Padre, em sua Mensagem para a 2ª Jornada Mundial dos Pobres, lembra que, “para os cristãos, discípulos de Cristo, a pobreza é, antes de tudo, uma vocação; é seguir Jesus pobre; é a medida para avaliar o uso correto dos bens materiais” e uma “digna preparação para bem viver na semana seguinte a Solenidade de Cristo Rei do Universo”, que encerra o ano litúrgico. Uma forma para promover a identificação da Igreja com os “mais pequenos e os pobres”.

Este dia pretende ser uma pequena resposta que toda a Igreja, dispersa pelo mundo, dirige aos seus filhos menos favorecidos. Todos estes pobres – como dizia o recente canonizado São Paulo VI – pertencem à Igreja por “direito evangélico” e a obriga à sua opção fundamental.

Por isso, o Papa conclui em sua Mensagem para o Dia Mundial dos Pobres “convidando toda a Igreja a fixar seu olhar, neste dia, “tornando palpável sua resposta ao clamor dos pobres, a viver este Dia Mundial como um momento privilegiado de nova evangelização. Os pobres evangelizam-nos, ajudando-nos a descobrir cada dia a beleza do Evangelho. Não deixemos cair em saco roto esta oportunidade de graça. Neste dia, sintamo-nos todos devedores para com eles, a fim de que, estendendo reciprocamente as mãos uns para os outros, se realize o encontro salvífico que sustenta a fé, torna concreta a caridade e habilita a esperança a prosseguir segura no caminho rumo ao Senhor que vem”.

Casa de Assis

Com quatro casas na diocese, a Fraternidade Casa de Assis cuida dos “sem nada”, das pessoas que estão em condições muito precárias por diferentes razões: são alcoólatras, dependentes químicos, doentes mentais ou ainda desempregados, imigrantes e excluídos do convívio familiar. O perfil do povo de rua é variado, mas o sofrimento é comum a todos.

Em suas casas, a Fraternidade acolhe os moradores de rua dando o devido tratamento como alimentação, banho, roupas limpas e direção espiritual. São três casas para homens e uma para mulheres. Muitos moradores de rua não aceitam o abrigo, e insistem em permanecer na rua, por isso, os membros da Casa de Assis também vão ao encontro dessas pessoas levando artigos para sua necessidade e apoio espiritual.

Nesta 2ª Jornada Mundial dos Pobres, na Diocese de São José dos Campos, a Casa de Assis, no Monte Castelo, em São José dos Campos estará de portas abertas para você conhecer mais de perto o trabalho daqueles que acolhem os irmãos em situação de rua. Também, neste dia 18 de novembro, a programação para a Casa do Monte Castelo será diferenciada.

Estão programadas várias atividades de acolhida ao longo do dia. Será oferecido banho, corte de cabelo e barba. Haverá também atendimento com psicólogas, assistentes sociais e advogados. O almoço, que habitualmente servem nas ruas da cidade, será servido na Casa para uma maior quantidade de pessoas. E às 15h, a celebração da Santa Missa encerra as atividades.

A Casa de Assis fica na Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 5274 – Monte Castelo.

Organize em sua comunidade

Algumas dicas, sugeridas pela Cáritas Brasileira, de atividades que podem ser realizadas. Deixe também a criatividade fluir e as características de sua comunidade orientarem a preparação das atividades:

– Gincanas para arrecadação de alimentos e roupas;

– Celebrações da Palavra e Eucarísticas;

– Estudo da mensagem do Papa Francisco e rodas de diálogos;

– Círculos bíblicos;

– Manifestações públicas para chamar atenção do poder público local sobre alguma situação de negação de direitos aos empobrecidos;

– Campanhas de cidadania com atendimentos sociais;

– Atividades lúdicas e esportivas;

– Atividades em espaços de medida socioeducativa: asilos, orfanatos, presídios, com o povo da rua.

– Momento de partilha fraterna das refeições (café da manhã, almoço ou jantar com as pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social)

Compartilhe gente as ações e mobilizações. Envie fotos, vídeos e depoimentos de atividades organizadas em sua paróquia. E-mail: redacao@diocesesjc.org.br WhatsApp: (12) 99755-5559.

Materiais disponíveis

Faça download do Cartaz em JPG AQUI

Faça download do Cartaz em PDF AQUI

Faça download do Subsídio para impressão gráfica com a mensagem do Papa Francisco e círculos bíblicos AQUI