Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 04/08/2020

“Deus chama, Deus surpreende, Deus ama.”

O mês de agosto é marcado por ser dedicado à reflexão e oração pelas Vocações. De modo especial, a cada domingo, reza-se na intenção de uma vocação específica: ministérios ordenados, matrimonial, religiosa e também pelos leigos e leigas.

O Papa Francisco afirmou em uma de suas homilias a seguinte frase: “Deus chama, Deus surpreende, Deus ama.” Partindo do primeiro ponto “Deus chama”, você irá conhecer nessa matéria alguns daqueles que foram chamados a uma vocação específica, e logo em seguida perceberá que “Deus surpreende” com os inúmeros dons concedidos além da vocação. E, por último, entenderá que “Deus ama” a todos, e por isso oferece um plano de vida para cada pessoa.

Dons na Vocação Sacerdotal

“Não sei se decorar, ornamentar é um dom, propriamente dito, mas, tenho certeza que é uma entrega útil ao serviço da comunidade, por vezes discreto, se comparado ao dom de pregar, mas importantíssimo para nos ajudar a sentirmos a ação de Deus.

Quando criança minha vó pedia para que eu arrumasse o espaço da oração do terço, o “altar de nossa Senhora” e depois por alguns anos junto ao padre Pedrinho ajudei a preparar os encantadores presépios da catedral de São Dimas. Acredito que tudo isso contribuiu para essa habilidade de ornamentar. No seminário sempre fui instigado, pelo desejo de melhor rezar e pelas várias motivações, a tornar nossos espaços celebrativos ainda mais orantes, com pequenos cuidados no preparar, sempre com o intuito de convidar a rezar

O seminário não é apenas celeiro de vocações, pois há tantos outros dons que encontramos nas casas de formação, como aqueles que têm o dom de tocar instrumentos, cantar, cozinhar, escrever, falar, escutar, até ser preparador físico, marceneiro e muitas outras habilidades, cada qual com seu dom e abertura de coração ajudam a mim e meus irmãos seminaristas a viver melhor em comunidade, ajudando, a seu modo, a sermos melhores e a nos preparar ainda mais para a nossa missão de pastores, na qual vamos cuidar daqueles que o Senhor nos confiar. Com seus dons a serviço, também como forma de amar e nos configurar a Jesus”.

Marcelino Heitor Nunes Tomé
Etapa de Configuração a Jesus (Teologia)

 

 

 

“Os talentos são presentes de Deus e se desenvolvem como fruto da nossa dedicação. Realizar eventos em prol da animação pastoral dos jovens, nasceu de um desejo familiar, na intenção de incentivar, de forma descontraída, a participação dos jovens na Igreja. Seja com luau, tarde de férias, papo vocacional, buscamos sempre passar valores e mensagens cristãs aos jovens. Nessa missão buscamos dar testemunho do amor de Deus e da alegria de pertencer a Ele”.

Guilherme Rodrigues
Etapa de Iniciação a Vida de Jesus (Propedêutico)

 

 

 

 

“A arte do malabarismo sempre me chamou muita atenção, sobretudo após ver o carinho dos santos, tais como São João Paulo II e Dom Bosco, para com a Arte. Destaco a figura de Dom Bosco, que aprendeu o malabarismo para alcançar e conquistar o coração dos jovens para Deus.

Aprendi a fazer malabarismo durante meu Ensino Médio, algo que me ajudou muito a lidar com a pressão dos estudos e ansiedade do futuro, e vi que esse aprendizado poderia ser usado na evangelização; ora, cá entre nós, quem não gosta de ver alguém fazendo malabarismo? Portanto, usei esse dom de Deus para me aproximar das pessoas, especialmente da juventude, para conquista-las a Deus.

Devemos permitir que Deus use dos nossos dons para alcançar as pessoas para mais perto dEle. E você, qual o seu talento que Deus pode usar na evangelização?”.

Júlio Marco Silva e Oliveira
Etapa do Discipulado de Jesus (Filosofia)

 

“Desde muito cedo a arte entrou em minha vida, como era uma criança com muita energia pra gastar, minha mãe encontrou no desenho, na pintura, na modelagem, um caminho pra me ocupar o tempo e me aquietar. Passava longas horas envolvido com essas atividades.

Tudo isso fez com que eu tivesse um olhar aguçado para a estética e uso isso em favor da liturgia e do espaço sagrado.

Creio que Deus seja um artista, tantas coisas belas que criou, penso que tudo que é belo o traduz, em seu amor.

Deus é beleza infinita e nós somos chamados a participar de sua beleza”.

Pe. Pedro Graciano Junior
Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Jd. Oriente)

 

“Pela graça de Deus sou aquilo que sou, isto é, presbítero na Diocese de São José dos Campos, há quase 24 anos. Em minha vocação e missão tenho encontrado sempre muita alegria e crescido cada dia em meu processo de humanização e na consciência de ser um cooperador de Deus.

Uma das descobertas feita nesse caminho, foi o amor à arte, em suas mais variadas formas. Para mim, a arte é sempre expressão da beleza e reflexo de Deus no mundo. Ela faz bem e torna a existência mais arejada, elevando-a.

Por tal motivo, desde agosto de 2005 dedico-me à pintura em tela, dividindo com minhas diversas atividades ministeriais um tempo semanal de descontração, criatividade e superação.

Cada quadro iniciado é um atrativo e um desafio. Quando estou no meio do trabalho sinto desânimo e penso que não vai ficar bom, mas convenço-me de que é preciso perseverar. A conclusão de um quadro e a sua posterior admiração enchem-me de satisfação e me dão uma certeza: “Sou capaz”.

Pintar é uma experiência que me faz bem e me ajuda a crescer como pessoa e como padre. Nessa atividade descobri um modo de Deus me tocar e conduzir meu caminhar.

Nos mais de 200 quadros pintados até então, há um pouco de mim e de minha experiência além da vocação junto aos familiares e amigos e nos locais onde eles se encontram”.

Pe. Edinei Evaldo Batista
Reitor do Seminário Teológico Santa Teresinha

Dons na Vocação Religiosa

“Senti a primeira inspiração para desenhar aos 13 anos, na escola, onde eu via uma colega fazer desenhos de moda. Recordo-me que pedi a ela que me ensinasse a desenhar rostos e ela me passou vários exercícios de desenho. Comecei copiando capas de gibis.

Após ingressar na vida religiosa, fazia desenhos para murais em dias de festa como Natal, Páscoa, aniversários e datas festivas da congregação e segui assim ao longo dos anos, até meados de 2006, quando me deparei com um trabalho artístico na capela do Hospital Regional de Joinville, executado pelo Pe. Otávio Antunes, era um Cristo Bom Pastor e ali, diante daquela imagem, senti verdadeiramente que aquele tipo de trabalho seria um “chamado dentro do meu chamado”.

Em 2007 vi um cartaz de um estudo sobre Iconografia Bizantina que aconteceria na catedral São Dimas, dirigido pela Fernanda Costa da Comunidade Senhor da Vida. Participar deste estudo me abriu um horizonte totalmente novo que me levou ao contato com o Pe. Marcelo Dimitrius, do Rito Grego-Melquita, com o qual aprendi os primeiros passos na técnica dos ícones bizantinos e sua teologia.

Em 2008 fiz minha primeira pintura mural em uma das nossas casas de formação e na casa de retiros Betsaida com a ajuda de Ir. Glênia Mara e em 2009, morando da Diocese de Barretos, desenvolvi trabalhos de pintura em algumas comunidades paroquiais de lá e aqui em SJCampos.

Em 2011 tive a oportunidade de fazer um curso de especialização em Arte Sacra em Roma. Em 2014 complementei meus estudos fazendo um curso técnico de Arte e Artesanato Sacro na Sacred Art School, em Florença.

Retornando da Itália, desenvolvendo o projeto do painel do presbitério do santuário do Pai das Misericórdias, na Canção Nova é que um novo caminho se abriu, os trabalhos foram se ampliando e hoje, através do “Linguagem do Sagrado”, um serviço totalmente voltado para o desenvolvimento de projetos de arte e arquitetura sacras (com a parceria do arquiteto Luciano Novellino), sirvo a Igreja através do dom que o Senhor me concedeu e como gosto de citar sempre que seja Ad Majorem Dei Gloriam: “Tudo para a maior glória de Deus!””.

Irmã Patrícia Souza
Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada

Dons na Vocação Familiar

“Minha família faz parte da vida pastoral ou a vida pastoral faz parte da minha família?

Colocamos juntos os pés no caminho do Matrimônio que o Senhor nos preparou há quase 18 anos. Nos conhecemos na Pastoral da Juventude onde crescemos em valores e amor pela vida pastoral e pelo Reino de Deus.

Hoje com a família constituída, cinco pessoas que dividem o mesmo teto, dividem os obstáculos, as quedas e buscam compartilhar as alegrias…

Nossa caminhada iniciou-se como monitores de Crisma, hoje contribuímos na formação permanente e no ministério em nossa Paróquia. Em tudo que fizemos, as filhas sempre nos acompanharam; e certamente esse “estar juntos” contribuiu para que elas escolhessem também trilhar os caminhos do Senhor!

Cada filha começou a seu tempo, teve uma que disse o seu “sim” o ano passado, tivemos que aprender a “respeitar, acolher” o tempo de Deus.

Hoje uma é cerimoniária e catequista, a outra também catequista e a caçula coroinha; e agora as três estão iniciando a vivência em um novo grupo de jovens, que surgiu em plena pandemia! Eis a mão de Deus que não desampara os que procuram andar em seus caminhos!

Muitas vezes como pais quando percebemos algo no caminho delas, queremos dar a direção dos passos; mas lembramos que nosso papel é apenas orientar e deixar caminhar, pois cair e levantar faz parte do processo de aprender. E a palavra de Deus é o pilar que deve sempre nos orientar; e a vida pastoral, viver Cristo em comunidade nos faz crescer e ter esse olhar atento ao outro.

Então não há receita pronta para a construção da família, para a vocação do matrimônio, nem conseguimos expressar ao certo como chegamos até aqui…

A única certeza que temos, é que sozinhos não conseguimos, a graça de Deus veio inúmeras vezes ao nosso encontro. Passamos por dificuldades financeiras, obstáculos na fé, questões emocionais, que superamos com ajuda de pessoas que Deus sempre colocou em nosso caminho: padres, família, amigos, porque esse é o jeito do Pai cuidar de nossa família!

Há longas montanhas que ainda precisamos escalar para estar mais próximos de Deus, mas juntos em família vamos seguindo porque o caminho se faz caminhando!

Mesmo que sua família siga outra história, outro caminho, consagre sua família ao Coração de Jesus! Deus conhece o tempo certo para todas as coisas!

Que a Virgem Maria, Nossa Mãe Santíssima, interceda por nossas famílias em sua vocação ao Amor!”

Douglas, Elaine, Melissa, Ana Lídia e Evelyn.
Paroquianos da Paróquia Coração de Jesus

Dons na Vocação do Leigo

“Desde criança meus avós maternos Dalila e Tininho, me ensinaram e me guiaram no caminho cristão. Foi assim que iniciei minha caminhada, através deles tive o primeiro contato e assim brotou meu amor por Jesus, e a vontade de seguir e anunciar seus ensinamentos.

Hoje sou coordenador da PASCOM e amo servir a Deus em todas as suas dimensões, faço tudo com muito amor, carinho e dedicação. Confesso que ajudar é uma vocação que tenho, prezo isso na vida e na pastoral, as pessoas sabem que sempre podem contar comigo, por isso sempre estou ajudando nas nossas festas e principalmente as festas nas zonas rurais da cidade onde temos um povo muito amoroso e acolhedor.

O amor que tenho em servir, em ajudar me leva cada vez mais para próximo de Deus, fortalece a minha fé e dignifica minha alma. Esse é meu dom, essa é minha vocação em servir minha paróquia e as pessoas que vivem nelas.

Hoje peço que tenhamos muita fé nesse momento tão difícil e esperança para que dias melhores possam vir. Rogo a Nossa Senhora do Patrocínio, padroeira de Igaratá, nossa mãe e intercessora que nesse momento olhe por nós, por nossa comunidade, por nosso país, e que Deus em sua infinita misericórdia nos abençoe”.

Gabriel Gomes Prianti de Jesus
Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.