Decretos e Comunicados › 30/06/2021

Decreto – Repaginação do Brasão da Diocese de São José dos Campos

Tendo ouvido o Departamento de Comunicação, juntamente com os designers parceiros Fernanda Costa e Rubem Pereira, por este Decreto, FICA REDEFINIDO, em comemoração aos 40 Anos da Diocese de São José dos Campos, o BRASÃO OFICIAL DA DIOCESE, conforme consta na imagem deste Decreto.

O Brasão original foi lançado em 2006 e o lançamento do Brasão repaginado, em vista das comemorações dos 40 anos da Diocese, foi feito na Missa Crismal, celebrada no dia 11 de junho de 2021, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. O Significado das suas insígnias foram preservadas, como detalhado a seguir:

A Cruz processional com o báculo cruzados sustentando o escudo, e sobre ele a mitra com suas ínfulas esvoaçantes, constituem as insígnias da Igreja Particular.

O escudo ibérico azul tem a cruz no centro, perfilada de dourado; ela representa a centralidade do mistério de Cristo na vida da Diocese, pois “Jesus Cristo é a boa nova da salvação comunicada aos homens de ontem, de hoje e de sempre; mas, ao mesmo tempo, Ele é também o primeiro e supremo evangelizador. A Igreja deve colocar o centro da sua atenção pastoral e da sua ação evangelizadora em Cristo crucificado e ressuscitado. Tudo o que se projeta no campo eclesial deve partir de Cristo e do seu Evangelho” (Exortação Apostólica Pós-Sinodal Ecclesia in América, 67a).

As seis estrelas, na parte superior do escudo, representam as seis cidades que constituem a Diocese, a saber: São José dos Campos, Jacareí, Santa Branca, Paraibuna, Igaratá e Monteiro Lobato.

O monograma mariano lembra a presença materna de Maria, na caminhada eclesial da Diocese, uma vez que ela “é o tipo da Igreja na ordem da fé, da caridade e da perfeita união com Cristo. No mistério da Igreja – pois também a Igreja é com razão chamada mãe e virgem – a Bem-aventurada Virgem Maria ocupa um lugar eminente e singular como modelo de virgem e de mãe” (Constituição Dogmática Lúmen Gentium, 63).

O lírio representa São José, padroeiro principal da Diocese, uma vez que “a Igreja tem confiança no seu exemplo insigne, um exemplo que transcende cada um dos estados de vida e se propõe a toda a comunidade cristã, sejam quais forem a condição e as tarefas de cada um dos fiéis” (Exortação Apostólica Redemptoris Custos, 30a).

Abaixo do escudo, o listel prateado vem identificando o nome da Diocese.

Este novo BRASÃO deverá ser utilizado em todos os documentos e publicações oficiais da Diocese onde for requerido e apropriado, a partir da data da publicação deste Decreto.

Dado e passado na Cúria Diocesana de São José dos Campos, aos 30 de junho de 2021, sob o Nossa Sinal e o Selo de Nossas Armas.

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Bispo Diocesano de São José dos Campos