Decreto do Bispo Diocesano: Orientações aos fiéis para a prevenção do contágio contra o COVID-19 – Coronavírus

DECRETO DO BISPO DIOCESANO

ORIENTAÇÕES AOS FIÉIS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA PARA A PREVENÇÃO DO CONTÁGIO CONTRA O VÍRUS COVID-19 – CORONAVIRUS

Decisões tomadas pelo bispo diocesano de São José dos Campos com os padres, em reunião plenária no dia 19 de março de 2020.

À luz das decisões e recomendações das Dioceses da Igreja no Brasil, e dos decretos e decisões governamentais e sanitários, buscando preservar a vida e o bem de todos D. José Valmor Cesar Teixeira, SDB,

DECRETA:

1. A suspensão de todas as celebrações (missas, procissões, adoração e outras), inclusive todas as cerimônias da Semana Santa;
  1. Casamentos e batizados já agendados devem ser tratados com o pároco de cada paróquia;
  1. As exéquias poderão ser celebradas de modo simples, como prevê o ritual e de acordo com as orientações sanitárias.
  1. Ficam suspensos os cursos de noivos e de pais e padrinhos;
  1. As igrejas poderão permanecer abertas em alguns horários, conforme a possibilidade e programação de cada paróquia, cuidando-se para que o espaço seja restrito e higienizado conforme as orientações sanitárias.
  1. As celebrações em todas as regiões pastorais e paróquias serão transmitidas pelos meios de comunicação e redes sociais, de acordo com as respectivas possibilidades. O Departamento de Comunicação cuidará da organização e da informação a respeito dessas transmissões.

Esse decreto, na Solenidade de São José, padroeiro da Igreja e da nossa Diocese, quer expressar o nosso amor a todos os diocesanos e diocesanas como também nosso zelo pastoral e evangelizador.

Nesta hora difícil queremos que a unidade e a comunhão prevaleçam como sinal e expressão de nossa fé.

São José, rogai por nós!

Que a Virgem Santíssima nos proteja e interceda junto à Trindade pela nossa Igreja diocesana e por todo o mundo.

Este decreto entra em vigor na data de hoje e tem duração até mandarmos o contrário.

Dado e passado na Cúria Diocesana de São José dos Campos, em 19 de março de 2020, sob o Nosso Sinal e o Selo de Nossas Armas.

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Bispo Diocesano de São José dos Campos