Notícias da Diocese › 28/06/2018

Encerramento o mês de junho, a Cooperativa São Vicente promoveu um encontro na manhã dessa quarta-feira, 27, reunindo os cooperados, parceiros e comunidades vizinhas como Paróquia São José Esposo de Maria, Paróquia São Vicente de Paulo e Paróquia Santa Inês. A ideia principal do encontro foi finalizar o mês que lembra a conscientização com os cuidados com o meio ambiente confraternizando com aqueles que colaboram com o trabalho da Cooperativa.

Na abertura, o presidente e também cooperado, José Eli da Silva, agradeceu aos presentes e também o apoio que a Cooperativa recebe das comunidades e parceiros. Na sequência, Pe. Célio de Almeida, fundador da entidade, dirigiu algumas palavras relembrando os desafios existentes à época da criação da Cooperativa.

“Hoje, muita coisa mudou, mas o compromisso é o mesmo das pessoas que derramaram o suor lá no início. Também temos um grande incentivo até mesmo pela parte do nosso Papa, que fala constantemente sobre o zelo que devemos ter com a obra de Deus”, disse Pe. Célio.

Outra ação concreta do evento foi a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado contra o corte de 430 árvores de uma área verde na Avenida Tívoli, que fica na região central de São José dos Campos.

Ao longo do mês, os cooperados participaram de algumas ações voltadas para a reflexão do cuidado com a Casa Comum. Também marcaram presença no dia 10 de junho, no Parque Vicentina Aranha (FOTO), em um evento sobre o descarte e o armazenamento correto do óleo de cozinha usado. Foram distribuídos folhetos informativos e também garrafas pet para armazenagem e posterior descarte do resíduo doméstico, além de esclarecer como esse óleo usado pode ser reutilizado, preservando assim o meio ambiente.

A Cooperativa. Trabalhar para que o meio ambiente seja cada vez menos impactado pelas ações do homem é um dos objetivos da Cooperativa São Vicente. “A iniciativa de pensarmos, buscarmos e discutirmos soluções inteligentes e sustentáveis para o descarte de materiais, a redução de consumo é primordial, hoje, para que os recursos naturais continuem a existir nas gerações posteriores a nossa”, afirma Andréa Gonçalves Aristóteles, gestora de projetos da cooperativa.

Com o apoio da Paróquia São Vicente de Paulo, foi criada em 1999 como gesto concreto da Campanha da Fraternidade, que tinha como tema “Sem trabalho, por quê?”. A Cooperativa de Reciclagem São Vicente é hoje responsável por contemplar um dever e um direito de todo ser humano: o respeito ao meio ambiente e a dignidade do trabalho.

Projeto Óleo Vale. Para seguir adiante, o projeto conta com o apoio da sociedade. Ajude alcançar a meta! Doe seu óleo de cozinha usado, seja ele utilizado em encontros de sua paróquia, festas do padroeiro, ou até mesmo aquele que você usa no dia a dia e acaba descartando no ralo da pia.

Saiba mais pelo telefone (12) 3431-1702 ou pelo email cooperativasv@gmail.com.

2 Comentários para “Cooperativa São Vicente promove atividades sobre conscientização do cuidado com o meio ambiente”

1. Epaminondas Freitas disse:

Foco feliz pela Cooperativa estar no trab Socio Ambiental de nossa Cidade…e ajudando na Economia Solidaria …Sucesso para todos/ as Deus abençoe abraços!

2. Tania Bezerra disse:

A Cooperativa ajuda a reciclar. Faz um trabalho de conscientização muito importante, na área, na cidade, na sociedade. Porém, de nossa parte temos que diminuir o ritmo de consumo. Se a gente lesse a Encíclica Laudato Si veria que temos muito o que fazer para cuidar de nossa Casa Comum, onde estivermos.