Notícias da Diocese › 06/01/2012

Constantes desafios e Novas Fronteiras da Pastoral do Menor

A Pastoral do Menor vem com muito ardor de discípulo missionário com nova coordenação para o Triênio 2012/2014. Esse novo ardor é fruto das assembleias diocesana, regional e nacional, que teve a representação do Secretario da CNBB, realizadas em dezembro que tiveram como lema “O clamor dos filhos de Israel chegou até mim. Por isso, vai. Eu te envio…” (Êxodo 3 – 9, 10). Entretanto é o refrão do Hino da VII Assembleia Nacional da Pastoral do Menor que vai ressoar no cotidiano dos agentes da Pastoral do Menor: “Ao clamor dos indefesos abracemos a missão! É Javé, o Pai amado, quem nos toca o Coração, nós trilhamos na esperança, para o reino e contra o mal. Crianças e adolescentes formam nossa Pastoral.” (Zé Aparecido – Regional Noroeste CNBB).

Em nível diocesano a Pastoral está com novos coordenadores, após ser coordenada por sete anos por Lucimar Ponciano Luiz, da Paróquia São João Batista, em Jacareí. “Quero seguir a vocação de leiga dentro da pastoral, pois o que é vivido pelo amor ou pela dor permanece e o compromisso é a fidelidade ao ardor eucarístico. Sobretudo a causa é nobre; trabalhar na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, em especial os empobrecidos e em situação de risco, em mínimas palavras,  é ajudar a fortalecer a família. A nova coordenação pode contar comigo firme e forte”, salientou Lucimar.

Seguindo as orientações do I Sínodo Diocesano, o Documento de Aparecida e as Diretrizes gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, a Pastoral conta com a integração e comunhão com as demais pastorais, especialmente as Sociais, para o trabalho em conjunto para a realização dos desafios em prol da promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

[box_light]Assessor: Padre José Vieira Pinto
Coordenadora: Márcia Regina dos Santos