CNBB Sul 1 › 24/11/2020

Conselho Econômico do Regional se reúne para última reunião do ano

O Conselho Econômico do Regional Sul 1 da CNBB esteve reunido na manhã desta segunda-feira (23/11), para a última reunião de 2020.

O Conselho Econômico do Regional é composto por Dom Luiz Carlos Dias, bispo auxiliar de São Paulo e Secretário do Regional; Dom Cesar Teixeira, bispo de São José dos Campos; Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo de Presidente Prudente e Dom Jorge Pierozan, bispo auxiliar de São Paulo. Também participou da reunião, padre Walter Merlugo Júnior, Secretário Executivo do Regional Sul 1.

Os membros discutiram os temas em pauta, dentre eles, as finanças do Regional entre janeiro a outubro de 2020; os recursos para os projetos missionários na Diocese de Pemba, Moçambique e Sul 1 Norte 1 (Norte do Amazonas e Roraima); a proposta de orçamento para as atividades do Regional referentes a 2021, incluindo o planejamento das pastorais regionais,  o qual será encaminhado para a reunião do Conselho Episcopal Regional, na próxima quinta, 26/11.

Dom Luiz Carlos lembrou a relevância do acompanhamento realizado pelo Conselho Econômico, referente à administração das finanças e do patrimônio do Regional, analisando e respaldando as ações da Presidência nessa área, para que a saúde econômica da instituição se reverta em benefícios e apoio à evangelização. Disse ainda que o Conselho já pode ver resultados de medidas tomadas no início do ano visando o enfrentamento da crise econômica agravada pela crise sanitária.

Segundo o secretário executivo da entidade, Pe. Walter Merlugo Júnior, a reunião foi importante para que o Conselho Econômico analisasse a situação financeira e econômica do Regional em 2020, considerando que o ano foi atípico, devido à pandemia da covid-19, frisou.

Ainda o secretário executivo da entidade, padre Walter Merlugo Júnior, esclareceu que “O orçamento faz parte do planejamento da instituição, como ferramenta importante, no processo de tomada de decisão”, informou o secretário.

Dom Luiz Carlos, em nome da Presidência, agradeceu os membros do Conselho Econômico pela dedicação e preciosa contribuição, o que favoreceu a realização de uma reunião que versa em números, em clima amistoso e fraterno.