Comunhão espiritual: Você sabe o que é e como participar?
O que fazer enquanto não podemos sair de casa para participar das celebrações eucarísticas? O que fazer diante da ausência da comunhão sacramental? A Igreja tem uma resposta: a comunhão espiritual.
Essa é uma situação que muitos têm se perguntado diante da atual pandemia do coronavírus, com a impossibilidade de ir à uma igreja e participar da Santa Missa. Este tema já foi reflexão em vários documentos eclesiais, para outras realidades não relacionadas exclusivamente com essa pandemia.
Em meio ao caos, a Misericórdia de Deus não desampara e nos oferece a comunhão espiritual. Ela consiste no desejo do nosso coração de nos unirmos intimamente a Deus, através da Santa Eucaristia.
“Mesmo quando não for possível se abeirar da comunhão sacramental, a participação na Santa Missa permanece necessária, válida, significativa e frutuosa; nesse caso, é bom cultivar o desejo da plena união com Cristo, por exemplo, por meio da prática da comunhão espiritual, recordada por João Paulo II (170) e recomendada por santos mestres de vida espiritual”. (Exortação Apostólica pós-sinodal Sacramentum caritatis, de 22 de fevereiro de 2007).
Para receber Jesus espiritualmente, prepare o ambiente da sua casa e do seu coração.
O mais importante é pedir que Jesus venha morar em você e acolher essa presença – que é real – na sua alma.
Escolher participar da comunhão espiritual revela o desejo da nossa alma de querer ser mais íntimo de Jesus. Demonstra o amor que temos por Ele e acreditamos receber também. Com essa decisão, podemos estar com Jesus o tempo todo.
São João Paulo II, no documento Ecclesia de Eucharistia, disse que: “É conveniente cultivar continuamente na alma o desejo do sacramento da Eucaristia. Daqui nasce a prática da ‘comunhão espiritual’ em uso na Igreja há séculos, recomendada por santos mestres de vida espiritual”.
Santo Afonso Maria de Ligório, um desses mestres da vida espiritual, escreveu uma oração para a vivência dessa realidade.
Reze a oração para a comunhão espiritual
Meu Jesus, creio que estás realmente presente no Santíssimo Sacramento. Eu te amo sobre todas as coisas e desejo receber-te em minha alma. Já que não posso te receber sacramentalmente, vem ao menos espiritualmente ao meu coração. Senhor, uno-me todo a ti, como se já lhe tivesse recebido. Não permita que jamais eu me separe de ti. Amém.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.