Notícias da Diocese › 03/09/2018

Comissão Socioambiental promove Retiro de Espiritualidade Ecológica

Na encíclica Laudato Si o Papa Francisco nos alerta sobre o consumismo e desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas. Publicada oficialmente em junho de 2015, a encíclica é fruto de uma grande necessidade das comunidades religiosas, ambientais e científicas internacionais, líderes empresariais e dos meios de comunicação social a respeito do assunto “cuidado com a casa comum”.

“Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, às crianças que estão a crescer?” Preocupados com essa questão, a Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos tem promovido várias iniciativas com viés pastoral e de conscientização, visando uma conversão ecológica de toda população.

Complementando as ações do PDEP (Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral), a Comissão realizará o primeiro Retiro de Espiritualidade Ecológica. Será nos dias 5 e 6 de outubro, na Capela Nossa Senhora da Graças, no Jd. Morumbi, em São José. (não haverá pernoite no local)

O retiro terá como tema “O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente”, baseado no capítulo 2, versículo 7 do Livro do Gênesis.

A intenção deste retiro é proporcionar um aprofundamento sobre a proposta presente na “Encíclica Laudato Si”, do Papa Francisco, sobre a vivência de uma Espiritualidade Ecológica e a vocação coletiva de guardiões da criação divina, baseada em um novo estilo de vida, quebrando a lógica da violência, da exploração e do egoísmo.

Para assessora o retiro foi convidado Afonso Murad, marista, e doutor em Teologia pela Faculdade Gregoriana de Roma. Tem MBA em Gestão de Tecnoligias ambientais pela USP. É professor universitário em Belo Horizonte e autor dos livros “Cuidar da casa comum” (Paulinas) e “Ecoteologia” (Paulus).

Retiro de Espiritualidade Ecológica
Dias: 5 e 6 de outubro
Local: Capela Nossa Senhora da Graças, Jd. Morumbi
Acesse AQUI e faça sua inscrição