Notícias da Diocese › 24/09/2018

Colaboradores da Mitra Diocesana recebem treinamento da CIPA

Cerca de 40 colaboradores da Mitra Diocesana participaram, de 10 a 14 de setembro, do treinamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que aconteceu no salão da Catedral São Dimas.

Os participantes, colaboradores de diferentes paróquias da Diocese, receberam orientações sobre o que é a CIPA, seus objetivos, e atribuições de um membro da Comissão.

Temas como introdução à segurança e saúde do trabalho, legislação trabalhista e previdenciária, riscos ambientais, primeiros socorros e combate a incêndio fizeram parte do conteúdo programático.

Para o técnico de segurança do trabalho, Nikolas Franco, o participante do treinamento tem a responsabilidade de ser um multiplicador de conhecimento no seu local de trabalho. “O conteúdo do curso é todo voltado para prevenção de acidentes e doenças no trabalho. O ideal é que a cada ano seja um colaborador diferente, pois no decorrer do tempo teremos a maioria dos colaboradores com conhecimento básico dos temas abordados no treinamento”, completa Nikolas, que acompanhou o curso.

A CIPA.  A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é formada pelos colaboradores da empresa com objetivo principal de prevenção a acidentes de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

De acordo com a Norma Regulamentadora no 5, a formação da CIPA é obrigatória para empresas com mais de 50 funcionários (Quadro I da NR 5).

Na NR 05 existe um anexo que dispõe de quadros com número de funcionários e ramo de atividade. Lá é estabelecido quais empresa devem ou não formar essa comissão, levando em conta o grau de risco e número de colaboradores.

As empresas que não precisarem formar a comissão, devem ter no mínimo 1 colaborador formado no treinamento para conhecimento dos dispostos da norma (é o caso das paróquias).