CNBB apresenta iniciativas da Igreja na Rio+20

Rádio Vaticano

“A presença da Igreja na Conferencia das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 será o tema de uma Coletiva de Imprensa promovida pela Arquidiocese da cidade, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela rede CIDSE (Aliança Internacional de Agências Católicas de Desenvolvimento) no próximo domingo, 17 de junho, às 11h30, logo após a celebração eucarística na Catedral de São Sebastião.

O mediador da Coletiva será o Secretário da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner. Compõem a mesa, entre outros, o enviado especial do Papa Bento XVI e chefe da delegação da Santa Sé no evento, arcebispo de São Paulo, Card. Odilo Pedro Scherer, o Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, Dom Francis Chullikatt, e o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.

Também estarão presentes o vice-presidente do SECAM (Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar), Dom Gabriel Mbilingi (arcebispo de Lubango – Angola), o secretário-geral da CIDSE, Bernd Nilles, e a diretora do IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas e membro da Comissão Organizadora para a Cúpula dos Povos, Moema de Miranda.

A Santa Sé, em parceria com outras organizações católicas, promoverão na terça-feira, 19, um evento paralelo à Rio+20, sobre Agricultura e Sociedades sustentáveis: segurança alimentar, terra e solidariedade.

A finalidade do evento é oferecer soluções éticas, práticas e tangíveis para a promoção humana integral, como as sugeridas pelo Papa Bento XVI na Encíclica Caritas in Veritate, a partir da experiência que a Igreja Católica acumulou ao longo dos anos trabalhando diretamente com essas temáticas.

Um dos participantes deste evento promovido pela Santa Sé, além do Card. Odilo, será o Arcebispo de Dioulasso, em Burkina Fasso, Dom Paul Yembuado Ouédraogo.

Esta iniciativa é patrocinada também pela Caritas Internacional, pela Cidse e pela organização Franciscans International.