Benedito Azevedo Gouvêa, cônego

Emérito

Aniversário: 13/abr

Ordenação: 04/fev

Benedito Azevedo Gouvêa, nasceu em 13 de abril de 1934, em São Luiz do Paraitinga – SP.  É filho de Benedito Jacinto de Gouvêa e Maria Isabel Azevedo Gouvêa.

Fez o Propedêutico no Seminário Menor – Taubaté – SP, cursou filosofia no Seminário Imaculada Conceição – Ipiranga – SP, de 1953 a 1956. Em seguida, cursou Teologia no mesmo local, de 1957 a 1960.

Foi ordenado diácono pelas mãos de Dom Antonio de Almeida Morais Junior, em São Gonçalo – RJ – Arquidiocese de Niterói. Em 4 de fevereiro de 1962, foi ordenado presbítero pelo mesmo bispo no mesmo local.

“Servir o povo de Deus, na Igreja de Deus”, este foi o lema escolhido pelo cônego para sua ordenação. E com essa mesma vontade de servir o povo e a Igreja de Deus, ele se colocou a serviço em muitas paróquias. Foi vigário paroquial na Paróquia São Gonçalo do Amarante, em São Gonçalo – RJ de 1962 a 1966, e no mesmo período Capelão da Paróquia São José Operário – Gradim – São Gonçalo – RJ.

Foi pároco na Paróquia N. Sra. da Conceição, em Porto Novo – São Gonçalo – RJ – Arquidiocese de Niterói de 1966 a 1978, na Paróquia Santa Cecília – Jacareí, de 1981 a 1991 e na Paróquia Imaculada Conceição – Eugênio de Melo.

Cônego Gouvêa, foi ainda administrador paroquial da Paróquia N. Sra. da Conceição – Porto das Caixas e da Paróquia São Pedro – Venda das Pedras – Itaborai /RJ –  Arquidiocese de Niterói; Chanceler do Arcebispado de Niterói (1964 – 1976), Cônego do Cabido de Niterói (1974), Capelão da Penitenciária, Conselho Diocesano – Arquidiocese de Niterói, Legião de Maria – Diocese de Niterói e Congregação Mariana – Diocese