Notícias da Diocese › 24/05/2021

Catequese na pandemia

Os centros pastorais das paróquias e comunidades da Diocese, de segunda a segunda, eram repleto de crianças, jovens e adultos nos encontros de catequese. Inúmeros catequistas esforçados em levar a Palavra de Deus para essas pessoas, preparando-os para receber os sacramentos com maior dignidade e consciência.

No início de 2020 tudo aconteceu normalmente, com os encontros e atividades pastorais de costume, até o dia 19 de março. Com o decreto do Sr. Bispo, acerca das medidas de prevenção da disseminação da COVID-19, as missas e atividades pastorais foram fechadas à participação presencial dos fiéis.

Todavia os catequistas não pararam com sua missão, fizeram-se próximos dos catequisandos e crismandos, seja por um encontro virtual através das plataformas de videoconferência, grupos em aplicativos de mensagens, ou materiais e cartas entregues nas residências, atividades no sistema drive-thru, etc.

Cada paróquia, conforme sua realidade, de alguma forma se fez presente na vida daqueles que estão em busca dos sacramentos. Foi momento de sair da rotina, do comodismo, e de recriar os métodos de evangelização.

Confira a partilha de algumas paróquias:

“Com a suspensão da catequese em 2020 sem ninguém esperar, podemos afirmar que não estávamos preparados para algo tão inusitado. Alguns catequistas continuaram preparando os encontros e utilizando o WhatsApp para manter contato com a turma. Para o ano 2021 preparamos o retorno da catequese on-line. Os catequistas utilizam a plataforma Google Meet e o WhatsApp. Temos alguns catequizandos sem acesso à internet, nestes casos o catequista leva o material, faz uma breve visita, utiliza o telefone para manter contato”.  (Paróquia Santuário São Judas Tadeu)

“O que temos feito é gravar vídeos semanais, geralmente comentando o Evangelho de domingo. Durante o mês intercalamos algumas atividades. Em cada domingo escolhemos um catequizando ou catequizanda para ler o Evangelho. A participação é pouca, mas participam. Criamos um canal no YouTube, onde postamos as gravações e partilhamos o link nos grupos de WhatsApp”. (Paróquia São Benedito – Galo Branco)

2 Comentários para “Catequese na pandemia”

1. Grasiele Abreu Santos disse:

Bom dia!!

Já estão fazendo inscrição p catequese? Qro muito iniciar meu filho.

• Departamento Diocesano de Comunicação disse:

Procure pela secretaria paroquial de sua comunidade para mais informações.