Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 21/08/2018

Catedral São Dimas conclui processo de revitalização

A Igreja-mãe da Diocese, a Catedral de São Dimas, passou por uma grande reforma, sendo totalmente renovada. Novo telhado, novo forro, novo presbitério, modernos sistemas de som e iluminação, troca dos assentos para proporcionar maior conforto aos fiéis foram as principais mudanças desde o início da reforma. Nova Capela do Santíssimo, cúpula, torre e novos móveis litúrgicos para o espaço celebrativo também são destaques da revitalização. O projeto foi acompanhado pela arquiteta Alécia Siqueira Xavier e pelo Padre Rinaldo Roberto de Rezende, pároco da Catedral de São Dimas.

A Igreja começou as melhorias em 2007, com a construção de salas para a catequese e reuniões, auditório, cozinha e a reforma completa do salão paroquial. De início, foi reformada a parte externa com a pavimentação em bloquetes do estacionamento, aumentando o número de vagas de estacionamento. O entorno ganhou mais segurança com a instalação de grades e portões novos e um moderno projeto paisagístico, e uma nova fonte foi instalada no jardim. O salão paroquial, local onde acontecem diversos eventos e encontros, não só da paróquia, mas também da Diocese, recebeu sistema de som, isolamento acústico, ar condicionado e cadeiras adequadas para o ambiente. As obras também incluíram a construção da nova secretaria, dos confessionários, da cozinha comunitária e a reforma total da Obra Social São Dimas.

Capela do Santíssimo. Ponto alto da primeira fase da reforma foi a construção da nova Capela do Santíssimo. Com a desativação da sacristia e da secretaria, anteriormente localizadas junto à Igreja, foi possível construir a Capela, conferindo um ambiente adequado para a guarda do Tabernáculo e um convite à oração. A inauguração da Capela foi em dezembro de 2011.

 

Cúpula. No início de 2013 foi retirado todo forro da Igreja Catedral em função de problemas elétricos e de infiltrações. As celebrações continuaram a ser realizadas no interior da igreja, ainda sem forro, porém com iluminação e sistema de som improvisados. Em maio do mesmo ano, foi dado o início da retirada de todo o telhado, e então, a catedral foi interditada por completo, a e as celebrações passaram a ser realizadas no estacionamento. Para isso, foram instaladas tendas para proteger a assembleia e o altar durante as missas.

Além de nova estrutura, o telhado tem uma grande cúpula de vidro no centro. A igreja recebe mais iluminação natural durante o dia, reduzindo custos e eliminando a necessidade de luz artificial para as celebrações do dia.

O projeto contemplou também a ampliação e mudança do layout do presbitério, onde se sentam os celebrantes e auxiliares. Agora a Catedral conta com uma nova cátedra do bispo, lugar ocupado por ele nas celebrações com sua presidência. Com a ampliação do presbitério, o clero fica agora junto nas celebrações diocesanas, nas quais participam em grande número.

Os bancos da assembleia ganharam novo design. Eles acompanham o desenho circular da igreja. Com isso se amplia a capacidade de lugares para os fiéis se sentarem.

Campanário. No final da reforma da parte interior e exterior da igreja foi construído um Campanário. Instalado na esquina da praça Monsenhor Ascânio com a Rua Ilza Irma Moller Coppio, o Campanário é uma torre, onde foram instalados sinos. À noite, uma iluminação especial chama atenção dos que passam pelo local.

Ossuário São Dimas. Também fez parte das reformas da Igreja-Mãe da Diocese as melhorias no Ossuário São Dimas, local com mais de mil lóculos (gavetas), destinados a guardar perpetuamente ossos exumados ou cinzas de pessoas falecidas. A capela do Ossuário ganhou novos bancos e nova iluminação, além de novo altar.

 

Conclusão da Revitalização. Na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, 19 de agosto de 2018, foi celebrada por Dom Cesar Teixeira, a missa solene em ação de graças por todo o projeto de revitalização.

A Celebração Eucarística, que contou com a presença do Coral Diocesano “Ir. Miria Therezinha Kolling”, foi uma oportunidade para a bênção da nova cátedra, da Pia Batismal e das estações da Via Crucis, projetadas exclusivamente para a Catedral Diocesana de São Dimas, pelo Pe. Marcos Aurélio Guimarães Rabello.

.

Confira fotos da celebração presidida por Dom Cesar Teixeira:

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]