Notícias da Diocese › 10/12/2018

Campanha para Evangelização 2018

A Campanha para Evangelização 2018 iniciou-se no dia 25 de novembro com a Solenidade de Cristo Rei. Sua conclusão se dará no dia 16 de dezembro, quando será realizada a coleta para a Ação Evangelizadora no Brasil.

Nesse ano o grande objetivo é despertar os católicos para o compromisso evangelizador e o fortalecimento das atividades pastorais. Em comunhão com o Papa Francisco, seguindo sua Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, sobre o chamado à santidade no mundo atual, o tema da campanha é: “Evangelizar partindo de Cristo”.

O tema traz alguns objetivos para serem trabalhados durante a campanha: Favorecer o encontro pessoal com Jesus Cristo; O evangelho que contagia e faz contagiar; A experiência com Jesus como um caminho de santidade; Doação por amor à Igreja e à sociedade; A ousadia para ir sem medo e deixar as marcas do Evangelho pelo mundo e Reconhecer Cristo nos mais pobres e atribulados.

A evangelização e a santidade caminham juntas. O discípulo missionário é fecundo na medida em que parte de Cristo e se santifica. “Somos chamados, no espírito da nova evangelização, a ser evangelizados e a evangelizar através da promoção de todos os batizados, para que assumam as suas tarefas como sal da terra e luz do mundo, onde quer que se encontrem” (GeE, n. 33).

A campanha traz como gesto concreto, uma coleta que é realizada no final de semana dos dias 15 e 16 de dezembro. O valor arrecadado será partilhado, solidariamente, entre as arquidioceses, dioceses e prelazias, que receberão 45% dos recursos; os 18 regionais da CNBB que terão 20% e o Secretariado-geral da CNBB que contará com 35% das contribuições.

“A Igreja no Brasil, mais uma vez, faz um forte apelo para que nossas comunidades locais se motivem na comunhão e na participação para que, por meio dessa partilha, muitas iniciativas de evangelização sejam fortalecidas”, afirma a Comissão Episcopal da Campanha para Evangelização.

Deus, nosso Pai, quereis a salvação de todos os povos da Terra.
Nós vos pedimos que susciteis em nós o compromisso com a Evangelização, para que todos conheçam a vida que de vós provém.
Nós vos pedimos que nossos projetos evangelizadores sirvam para nossa santificação e da sociedade inteira que, assim, será justa, fraterna e solidária.
Nós vos pedimos que, em nossas comunidades e em toda a Igreja no Brasil, cresça o sentimento de partilha e que, por meio da Coleta para a Evangelização e do
testemunho de comunhão, todas as comunidades recebam a força do Evangelho.
Por nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.