Campanha para a Evangelização 2019

Criada há 21 anos para convidar os cristãos à reflexão sobre o Natal e sobre como isto se desdobra em ação concreta e para fortalecer a ação missionária da Igreja no Brasil, a Campanha para a Evangelização (CE) traz em 2019 como eixos centrais de aprofundamento, o cuidado com o anúncio da Palavra, com os pobres e com as comunidades.

Uma das grandes motivações para a realização da CE é a conscientização sobre o compromisso que deve ser assumido por cada cristão e o despertar para a responsabilidade do sustento das atividades pastorais da Igreja Católica no Brasil. Apesar de ser a maior nação católica do mundo, a evangelização no país ainda depende de contribuições das Igrejas da América do Norte e da Europa.

A abertura da Campanha é realizada na Solenidade do Cristo Rei, encerramento do Ano Litúrgico. A conclusão acontece no 3º Domingo do Advento, quando deve ser realizada, em todas as comunidades católicas, a coleta para a ação evangelizadora no Brasil. Neste ano será feita nos dias 14 e 15 de dezembro.

As contribuições são essenciais para que dioceses, especialmente as mais pobres, consigam realizar as ações pastorais de evangelização.

Os recursos arrecadados são distribuídos da seguinte maneira: 45% dos recursos ficam na própria diocese; 20% vão para o Regional da CNBB para as iniciativas evangelizadoras, como as atividades de formação, e 35% se destinam à CNBB Nacional, onde o montante é usado para a manutenção da instituição e também para o financiamento de ações pastorais.

Oração

Deus de amor e de ternura, com carinho, criastes o ser o humano e lhe destes a missão de cuidar de toda criação.

Na feliz espera do nascimento de Jesus, pedimos a graça de crescer no cuidado para com o próximo, nosso irmão.

Conduzidos pela força do Espírito Santo, renovai em nossos corações o compromisso com o anúncio do Evangelho a fim de que a obra evangelizadora seja levada adiante, comprometida no cuidado com os pobres, zelosa pela celebração dos mistérios da fé, edificando comunidades missionárias, evangelizadoras, casas do cuidado e da partilha.

Maria, Mãe que cuidou do Menino Jesus, intercedei a Deus por nós, a fim de que sejamos cada vez mais generosos e corresponsáveis na missão de evangelizar.

Amém!