Notícias da Diocese › 06/03/2019

Campanha da Fraternidade 2019

Igreja no Brasil chama atenção para participação como cristãos em Política Públicas

Este ano, a Campanha da Fraternidade (CF) da Igreja no Brasil vai tratar do tema: Fraternidade e Políticas Públicas inspirada pelo versículo bíblico: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).

O objetivo da CF 2019 é “estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum”.

Dividido em três partes, por meio da metodologia “ver”, “julgar” e “agir”, o texto-base da CF, chama a atenção para o fato de que falar de “Políticas Públicas” não é falar de “eleições”, mas significa se referir a um conjunto de ações a serem implementadas pelos gestores públicos, tendo em vista a promoção do bem comum, visando os mais pobres da sociedade.

Quando falamos em política, é comum encontrarmos pessoas que pensam em coisas ruins e episódios negativos da nossa história. Porém, com a CF deste ano, a Igreja vem chamar atenção dizendo que a política está presente em nosso cotidiano e é o instrumento de transformação da sociedade.

A participação dos leigos na vida da cidade e de sua comunidade, precisa ser vista como relação política do cidadão e o poder público.

Para o coordenador diocesano da CF, Luigi Bertonci, uma das propostas desta campanha é despertar a consciência da participação dos cristãos na vida da sociedade.

“A Igreja, preocupada com a falta de ações do poder público, chama a atenção para que nos envolvemos e nos articulemos também para cobrar dos poderes constituídos a efetivação e a implementação das políticas para todos os setores e áreas sociais”, explica Luigi.

No cenário brasileiro, comenta o coordenador da CF, destaca-se a falta de políticas públicas efetivas para contemplar as graves questões sociais do país, “como o desemprego, desigualdade social, saúde, moradia, educação, violência e exclusão social”.

“Serás libertado pelo direito e pela justiça”

Padre Antonio Aparecido Alves, pároco da Paróquia São Benedito, do Alto da Ponte, e membro da equipe de trabalho que preparou o Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2019, explica a proposta do lema da campanha: extraído do livro do profeta Isaías capítulo 1, versículo 27, que convida a praticar a justiça e o direito.

“Os profetas chamavam a atenção dos líderes exatamente porque deixavam perecer as ovelhas, não cuidavam dos animais feridos, descuidava da ovelha mãe, etc. A nossa fé nos impulsiona a ter o cuidado com as ovelhas feridas, machucadas e abandonadas”, disse o sacerdote.

O que são “Políticas Públicas”?

Para entender esse termo, o advogado e presidente da União de Juristas Católicos na Diocese de São José dos Campos, Rafael Cannizza, explica que a expressão enfoca nos conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos (nacionais, estaduais ou municipais) com a participação direta ou indireta de entidades públicas ou privadas.

“O estado não é estático! Aliás, não deveria sê-lo. Enquanto responsável pelo dinamismo de todas as esferas de poder e de desenvolvimento, as políticas públicas visam assegurar determinado direito de cidadania para vários grupos da sociedade ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico”, comenta o jurista.

Rafael Cannizza cita o programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, como um exemplo de ação desenvolvida pelo Estado para garantir os direitos que previstos na Constituição Federal.

“Um exemplo que podemos mencionar são os programas que visam a redistribuição de rendas visando facilitar o acesso da população de comprovada baixa renda à moradia, através de subsídios variados. Outro exemplo é o saneamento básico, tão necessário para o bem-estar da pessoa e da sociedade como um todo”, explica.

Na prática, com a participação popular.

Entre várias iniciativas na Diocese de São José dos Campos, a Cooperativa São Vicente é um exemplo de participação de transformação da realidade.

Idealizada para dar oportunidade de geração de renda para famílias pobres da região leste de São José dos Campos, foi criada em 1999, a Cooperativa de Reciclagem São Vicente como gesto concreto da Campanha da Fraternidade, que tinha como tema “Sem trabalho, por quê?”.

Hoje, a Cooperativa é responsável por contemplar um dever e um direito de todo ser humano: o respeito ao meio ambiente e a dignidade do trabalho.

Participar efetivamente das políticas públicas requer mais do que votar nas eleições. A Campanha da Fraternidade sugere a participação em audiências públicas, conselhos, conferências, fóruns e reuniões, além de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

Encontros da CF nas Câmara Municipais

Programa-se e participe em sua cidade. Esta é também uma forma de exercer a cidadania.

16 de março (sábado): Santa Branca, às 19h30

18 de março (2ª feira): Jacareí, às 19h30