Notícias da Diocese › 14/02/2018

Campanha da Fraternidade 2018

Tema: “Fraternidade e superação da violência”
Lema: “Em Cristo somos todos irmãos.” (Mt 23,8)

Os caminhos para a superação da violência no Brasil estarão em discussão neste ano por meio da Campanha da Fraternidade (CF). A iniciativa pretende motivar a Igreja no Brasil a recuperar o significado central da fé cristã: o amor.

Durante toda a Quaresma vamos destacar as principais ações desenvolvidas pelas paróquias, pastorais e movimentos ligadas ao tema da CF 2018. Envie sua sugestão para redacao@diocesesjc.org.br

Campanha da Fraternidade 2018

Um grupo de pessoas com as mãos dadas, de diferentes idades e etnias, representando a multiplicidade da sociedade brasileira é a mensagem exposta no cartaz da Campanha da Fraternidade 2018. Especialmente no Ano do Laicato, a Igreja no Brasil convida a todos, por meio da CF 2018, a refletir sobre a problemática da violência, particularmente em como superá-la.

A Campanha da Fraternidade de 2018 tem como Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8) e como Tema: “Fraternidade e superação da violência”.  A Igreja Católica começou a Campanha da Fraternidade em 1964 em nível nacional, e a cada ano até 2018 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou a Campanha como caminho de conversão quaresmal.

Em 1983 o tema da CF foi “Fraternidade e Violência” e em 2009 o tema apresentado abordou “Fraternidade e Segurança Pública”. A violência no Brasil cresceu assustadoramente nos últimos vinte anos. A CNBB por meio da Campanha da Fraternidade afirma: “Apesar de possuir menos de 3% da população mundial, nosso país responde por quase 13% dos assassinatos no planeta”. Em 2014, “o Brasil chegou ao topo do ranking, considerado o número absoluto dos homicídios”. Foram 59.627 mortes, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), (cf. CF, p.15).

:: LEIA TAMBÉM ::
Palavra do Pastor – “Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz”

O Atlas da Violência 2017, produzido pelo Ipea, indica a necessidade de aprimorar o controle do uso de armas no país, além de revelar o perfil da maior parte das vítimas da violência: homens, jovens, negros e com baixa escolaridade. No entanto, também é alarmante o número de vítimas de outras categorias, como mulheres: em 2015, 4.621 mulheres foram assassinadas no Brasil, o que corresponde a uma taxa de 4,5 mortes para cada 100 mil mulheres. O próprio relatório recorda, no entanto, que este número representa uma pequena ponta do iceberg, já que as mulheres também são vítimas de outras formas de violências (física, psicológica e material) que são motivadas por uma cultura patriarcal e que passam invisíveis aos olhos da sociedade.

“O lema da Campanha da Fraternidade 2018 é um convite para a superação da violência por meio do reconhecimento de que cada pessoa humana é irmão, é irmão e se assim o é então não se pode deferir contra ele (a) atos de violência”

Oração da Campanha da Fraternidade 2018

Deus e Pai,
nós vos louvamos pelo vosso infinito amor
e vos agradecemos por ter enviado Jesus,
o Filho amado, nosso irmão.
Ele veio trazer paz e fraternidade à terra
e, cheio de ternura e compaixão,
sempre viveu relações repletas
de perdão e misericórdia.
Derrama sobre nós o Espírito Santo,
para que, com o coração convertido,
acolhamos o projeto de Jesus
e sejamos construtores de uma sociedade
justa e sem violência,
para que, no mundo inteiro, cresça
o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.

Amém!

Faça o download gratuito do cartaz da CF

Baixe as cifras e partituras do Hino da CF e das músicas para a Quaresma