Câmaras Municipais discutem tema da CF 2020
A coordenação diocesana da Campanha da Fraternidade promove, a partir do dia 9 de março, os encontros da CF nas Câmaras Municipais das cidades que compõem a Diocese de São José dos Campos.
São José dos Campos, Jacareí, Monteiro Lobato, Paraibuna, Igaratá, Santa Branca e receberão lideranças políticas, representantes do clero, leigos e a comunidade em geral para explanação do tema central da CF 2020, em plenária da Câmara Municipal dos municípios.
Luigi Bertoncini é coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade e recorda que essa iniciativa já é realizada há alguns anos.
“O objetivo desses encontros é trazer tanto o Legislativo (vereadores), quanto o Executivo (prefeito ou secretário) para expor medidas adotadas pelo município acerca da proposta da CF”, explica Luigi.
Confira as datas dos encontros e incentive a participação do seu grupo, movimento e pastoral.
- 9 março, 19h30: Câmara Municipal de SJCampos
- 18 março, 19h30: Câmara Municipal de Santa Branca
- 23 março, 19h30: Câmara Municipal de Monteiro Lobato
- 26 de março, 19h30: Câmara Municipal de Paraibuna
- 30 março, 19h30: Câmara Municipal de Jacareí
CF 2020
Por meio do tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e do lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), somos convidados a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.
A temática apresentada na CF 2020 busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado com as pessoas, a família, a comunidade, a sociedade e o planeta, casa comum.
Diocese é retratada no vídeo oficial da CF 2020
A produção apresenta experiências de cuidado com a vida em suas várias dimensões encontradas Brasil afora e poderá ser utilizado para auxiliar as reflexões sobre a temática proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Quaresma de 2020.
a Diocese foi retratada através do exemplo concreto da Associação Guadalupe, que busca diariamente estreitar os laços com gestantes em situação de vulnerabilidade social, bem como, atuar no atendimento e aconselhamento daquelas gestantes que apresentem algum risco de interromper a gravidez.
No vídeo, os depoimentos e testemunhos apresentados são ilustrados com imagens de atendimentos feitos pelos voluntários da Casa e trabalhos desenvolvidos na Associação. A presidente e fundadora, Mariângela Consoli de Oliveira fala sobre o surgimento da Entidade e os acolhimentos diários.
“Em cinco anos nós tivemos 4.500 crianças salvas do aborto. Para as mães em vulnerabilidade social, nós damos suporte por meio de oficinas que geram vínculos entre ela e o bebê e oficinas que geram renda, para que a mulher possa também ser capacitada profissionalmente para cuidar desse bebê”, conta Mariângela.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.