Brasil chega a 220 Dioceses: Papa Francisco cria a Diocese de Jaú, em São Paulo, e nomeia o primeiro bispo

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou a decisão do Papa Francisco em erigir uma nova Igreja Particular no país, chegando ao número de 280 circunscrições eclesiásticas, sendo 220 dioceses. Nesta quarta-feira, 26 de junho, foi criada a diocese de Jaú, no Estado de São Paulo, com território desmembrado da diocese de São Carlos. No mesmo ato, dom Francisco Carlos da Silva, atual bispo de Lins (SP), foi nomeado o primeiro bispo de Jaú.

Primeiro bispo diocesano de Jaú

Nascido aos 30 de setembro de 1955, em Tabatinga (SP), dom Francisco Carlos foi ordenado presbítero em 11 de dezembro de 1982. Em 19 de setembro de 2007, foi nomeado bispo de Ituiutaba (MG), recebendo a ordenação episcopal no dia 22 de novembro daquele ano.

Nesse período, foi suplente do Conselho Permanente do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da então Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

Em 30 de setembro de 2015, dom Francisco foi nomeado bispo de Lins, em São Paulo. A posse como 8º bispo diocesano de Lins foi realizada no dia 27 de novembro de 2015.

Saudação da CNBB ao Povo e ao Primeiro Bispo Diocesano de Jaú

Caríssimos fiéis e estimado irmão, Dom Francisco Carlos da Silva,

Recebemos com grande alegria a notícia da criação de uma nova Igreja Particular no Brasil. Mais uma vez, o Papa Francisco demonstra seu carinho e sua atenção para com o povo brasileiro, robustecendo a presença dos pastores no cuidado de seus fiéis, o Povo Santo de Deus.

A cada cristão e cristã , leigos (as) padres, diáconos, religiosos e religiosas, das paróquias e comunidades localizadas nos municípios que agora formarão a Diocese de Jaú, nosso agradecimento pela dedicação, fidelidade e comprometimento na missão da Igreja. Que a criação da nova diocese possa ser impulso para fazer com que as ações pastorais ganhem cada vez mais vigor, levando a Palavra de Deus e a caridade Cristã a tantos quantos necessitam. Que seja uma presença forte e viva na sociedade.

Ao nosso irmão, Dom Francisco Carlos da Silva, desejamos muita luz para guiar o seu rebanho. Que o Espírito Santo o conduza no caminho que o Senhor deseja para uma Igreja Sinodal e Peregrina de Esperança.

Sob a intercessão de Nossa Senhora do Patrocínio, titular da Matriz de Jaú, rogamos pela nova diocese e por um frutuoso ministério de seu primeiro Bispo.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler