Notícias da Diocese › 16/08/2019

Bandeira Branca festeja Santa Rosa de Lima

De 16 a 25 de agosto acontece a festa em louvor a Santa Rosa de Lima, no Bairro Bandeira Branca, em Jacareí. Com o tema “Batizados e Enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”, inspirado na proposta do Papa Francisco para o Mês Extraordinário Missionário, que será celebrado em outubro, a Paróquia São Silvestre promove a festa na comunidade.

A programação tem início com a novena no dia 16 (sexta-feira), como missas todos os dias às 19h30 e sábados e domingos, às 18h. No dia 25 de agosto (domingo), a comunidade se reúne para o encerramento das festividades. Às 10h30 começa a procissão, saindo da Rua Luiz Gonzaga Rosa da Silva, no Bandeira Branca I, em seguida de missa solene, presidida pelo pároco Pe. Lindomar.

A Festa conta também com atrações culturais nos 17, 18 e 24 de agosto. Sempre após a Missa, a tradicional quermesse com deliciosos quitutes, barraca do peixinho, shows culturais e Ação entre Amigos.

E também não pode faltar a divertida brincadeira “Quantas Sementes há na Abóbora?”. A brincadeira solidária já virou uma tradição da Festa de Santa Rosa de Lima. Você arrisca o seu palpite por apenas R$2,00 e do valor arrecadado, metade vai para o sortudo que acertar a quantidade de sementes que há na abóbora e a outra parte é doada para a manutenção da Capela Santa Rosa de Lima.

Os palpites são realizados durante a Novena com a exposição da abóbora na entrada da Capela. E no último dia da Novena, a abóbora é aberta e a contagem é feita durante a Quermesse.

Padroeira. A Comunidade Santa Rosa de Lima, no Bandeira Branca, existe há 28 anos. A padroeira foi uma indicação do então pároco Padre Antonio Alves (Pe. Toninho). Santa Rosa de Lima nasceu em Lima (Peru), em 20 de abril de 1586. Aos 20 anos, tornou-se dominicana da Ordem Terceira. Teve como carisma a caridade principalmente pelos pobres. Morreu aos 31 anos de idade. Foi a primeira santa do Continente Americano a ser canonizada. Santa Rosa de Lima é considerada a padroeira da América Latina

A Capela Santa Rosa de Lima fica na Rua Abílio Pinto Pereira, 35, Bandeira Branca – Jacareí.