Notícias da Diocese › 11/12/2019

As Novenas de Natal

Todos os anos, comunidades e paróquias organizam e realizam sua Novena de Natal.

Grupo da Paróquia N. Sra. Rosário, na Vila Tesouro, em São José.

Durante nove noites, as pessoas reúnem-se nas casas, acolhem, conversam, oram, cantam, ouvem e comentam um texto bíblico, relacionam com a vida com seus inúmeros problemas. A dona de casa oferece uma água, um suco, um cafezinho, uma bolachinha…

A imagem do Menino Jesus é levada de casa em casa ou vai sendo montado o presépio ao longo da novena. O final da novena costuma ser festivo, reunindo às vezes vários grupos de uma mesma região.

Meses antes, equipes se reúnem para redigir o folheto ou livrinho que será usado nos nove dias de preparação ao Natal. Outros compram os livretos em editoras que a cada ano preparam seu produto com bastante antecedência.

As novenas são consideradas uma prática de piedade popular. Frei Francisco Van der Poel, conhecido como ‘Frei Xico’, antropólogo e há muitos anos estudioso da piedade popular, considera que as únicas expressões de piedade popular no tempo do Natal, feitas pelas comunidades pobres populares segundo suas tradições, são as folias de reis e as pastorinhas ou lapinhas.

De acordo com ele, as novenas organizadas pela Igreja oficial, pelo clero e os agentes de pastoral nas paróquias e dioceses, com livrinhos, cadernos e folhetos, geralmente partem da fé do povo e costumam valorizar as legítimas expressões da experiência religiosa dos pobres.

Segundo o Diretório sobre Piedade Popular e Liturgia, as novenas surgiram na Idade Média, como “núcleos de ‘tempos sagrados’ com fundo popular, que se colocam à margem do ano litúrgico”. O Diretório destaca o grande valor das práticas de piedade popular e aponta também para suas lacunas; por isso, insiste na harmonização da piedade popular com a liturgia, como havia nos primeiros séculos do cristianismo, antes da centralização clerical.

A Novena de Natal nasceu para comunicar ao povo a riqueza de uma liturgia à qual não tinha fácil acesso e que ela desempenhou e continua desempenhando uma função valiosa.

Cabe a cada comunidade realizar a harmonização da piedade popular local com a liturgia, sempre tendo como finalidade nossa conformidade com a pessoa de Jesus Cristo, celebrando o mistério de seu Advento e Natal.

Participe da Novena de Natal em sua paróquia!
Informe-se com coordenação ou na secretaria.
Prepare-se para o Natal do Senhor!

É importante incentivar a participação das crianças.