Notícias da Diocese › 30/11/2017

Ano Nacional do Laicato

A Igreja no Brasil abriu no dia 26 de novembro de 2017 o Ano do Laicato, que tem como tema “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”. A iniciativa deseja fazer crescer a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja e na sociedade.

O Ano do Laicato se estenderá até o dia 25 de novembro de 2018 – Solenidade de Cristo Rei. Assim, em nossa diocese, como em todas as dioceses do Brasil, vamos viver com alegria e grande participação este ano especial.

A proposta da CNBB tem como eixo central a presença e a atuação dos cristãos leigos como “ramos, sal, luz e fermento” na vida eclesial e na sua atuação na sociedade.

Neste ano vamos dinamizar o estudo e a prática do Documento 105 da CNBB, cujo título é “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, e claro, os demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o laicato.

Ao longo desse ano, várias iniciativas diocesanas e também em nossas paróquias o ajudará na vivência desse ano especial. Participe das atividades propostas. Tudo será bem divulgado em nossos canais de comunicação: o Jornal Expressão, a Rádio Mensagem, aqui no site diocesano e as redes sociais.

Subsídios – Para vivenciar a proposta do Ano, a Comissão Especial da CNBB para o Ano do Laicato preparou alguns subsídios que contém orientações metodológicas para as comunidades. Um deles é composto por orientações para os grupos de reflexões e o outro por propostas de celebração.

Além dos roteiros para as comunidades, a Comissão disponibilizou também outros materiais  que podem ser adquiridos no site da editora da CNBB – Edições CNBB.

Em nossa diocese foi produzido um banner e cartaz exclusivos para aproximar e celebrar a comunhão da nossa Igreja Particular. As encomendas do banner podem ser feitas com o Departamento Diocesano de Comunicação por meio dos contato: (12) 3928-3929 | comunicacao@diocesesjc.org.br. Baixe AQUI o cartaz.

Celebremos com grande alegria o Ano Nacional do Laicato, agradecendo a Deus, os milhares de leigos e leigas que constroem a Igreja em nossa Diocese e que dão sua valiosa contribuição na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Mensagem do bispo diocesano.