Artigos › 27/11/2012

Ano Litúrgico

Folheto Litúrgico | Nova Aliança
02 de dezembro de 2012

A liturgia é a celebração do Mistério Pascal de Cristo. Em volta deste núcleo fundamental da nossa fé celebramos o Ano Litúrgico, a Memória do Ressuscitado na vida de cada pessoa e de cada comunidade.

O Ano Litúrgico “revela todo mistério de Cristo no decorrer do ano, desde a encarnação e nascimento até à Ascensão, ao Pentecostes e à expectativa de feliz esperança da vinda do Senhor” (SC, n.º 102). Ele assim nos propõe um caminho espiritual, ou seja, a vivência da graça própria de cada aspecto do mistério de Cristo, presente e operante nas diversas festas e nos diversos tempos litúrgicos (cf. NALC, n.º 1).

Em síntese, através do Ano Litúrgico, os fiéis fazem a experiência de se configurarem ao seu Senhor e dele aprenderem a viver “os seus sentimentos” (cf. Fl 2,5).

Com esta introdução, queremos assim trazer ao conhecimento de todos que, hoje, a Igreja inicia o seu novo “Ano Litúrgico”. Esse novo Ano Litúrgico terá seu término com a Solenidade de Cristo Rei do Universo em 24 de novembro de 2013. Queremos lembrar também que a Igreja a cada novo Ano Litúrgico procura destacar um Evangelho. Neste ano a Igreja destaca o Evangelho de Lucas que corresponde ao Ano C.

Iniciamos este novo Ano Litúrgico com “O Tempo do Advento que possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa” (NALC, n.º 39).

Fonte: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil

João Machado