Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911

Alterações no Episcopado Brasileiro: Arquidiocese de Manaus e Diocese de Anápolis

Papa aceita pedido de renúncia de dom Sérgio Castriani e nomeia dom Leonardo Steiner como novo arcebispo de Manaus (AM)

O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 27 de novembro, o pedido de renúncia apresentado por dom Sérgio Eduardo Castriani ao governo pastoral da arquidiocese de Manaus (AM) e nomeou como novo arcebispo dom Leonardo Ulrich Steiner, transferindo-o da sede titular de “Tisiduo” e do ofício de auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento a dom Sérgio Castriani e saudação a dom Leonardo Steiner.

Novo arcebispo de Manaus

Dom Leonardo Ulrich Steiner nasceu no dia 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha (SC). Ingressou na Ordem dos Frades Menores (OFM) no dia 20 de janeiro de 1972, quando foi admitido no Noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Cursou Filosofia e Teologia em Petrópolis (RJ), de 1973 a 1978, quando os dois cursos eram integrados. Foi ordenado padre pelas mãos do cardeal Paulo Evaristo Arns, seu primo, no dia 21 de janeiro de 1978, em sua cidade natal. Por sua formação pedagógica, assumiu trabalhos na área da educação, compondo os quadros de professores das suas casas de formação. De 1981 a 1982, concluiu o curso de Pedagogia, e de 1987 a 1994 tornou-se “mestre de noviços”. A partir de 1995, o frei Ulrich se transferiu para o Pontifício Ateneu Antoniano, em Roma, onde fez mestrado e doutorado em Filosofia.

De 1999 a 2003 exerceu a função de secretário geral do Pontifício Ateneu Antoniano. De volta ao Brasil, frei Ulrich foi nomeado vigário da paróquia do Senhor Bom Jesus, Curitiba (PR), onde também passou a lecionar na Faculdade de Filosofia São Boaventura.

Dom Leonardo Steiner foi nomeado bispo em 2 de fevereiro de 2005 pelo Papa João Paulo II para a Prelazia de São Félix do Araguaia (MG), sucedendo a dom Pedro Casaldáliga. Foi ordenado bispo no dia 16 de abril do mesmo ano, em Blumenal (SC), pelo cardeal Paulo Evaristo Arns, adotando como lema episcopal “Verbum Caro Factum” que quer dizer “Verbo feito carne”.

De 2007 a 2011, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e vice-presidente do regional Oeste 2 da entidade, onde também foi bispo referencial para os presbíteros; para o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e para os jovens.

No dia 10 de maio de 2011 foi eleito secretário-geral da CNBB, durante a 49ª Assembleia Geral. Em 21 de setembro daquele ano, o Papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF).

Dom Leonardo foi eleito como membro delegado pela CNBB para participar como padre sinodal da 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em Roma de 7 a 28 de outubro de 2012, com o tema “A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”.

No dia 20 de abril de 2015, foi reeleito secretário-geral da CNBB. Ao lado do cardeal Sergio da Rocha e de dom Murilo Krieger, dom Leonardo mobilizou toda a Igreja no Brasil para a reforma da sede nacional da CNBB, em Brasília. Seu mandato foi concluído no dia 10 de maio de 2019.

Papa Francisco nomeia bispo auxiliar para Anápolis (GO)

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 27, a decisão do papa Francisco em acolher a solicitação de dom João Wilk, atual bispo de Anápolis (GO), de poder contar com a colaboração de um bispo auxiliar, nomeando o padre Dilmo Franco de Campos, atualmente Reitor do Seminário Arquidiocesano São João Maria Vianney, em Goiânia.

Padre Dilmo Franco de Campos é natural de Formosa (GO). Atualmente tem 47 anos. Ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora D’Abadia, em Formosa, em 06 de agosto de 1990. Em 04 de fevereiro de 1991, ingressou no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília (DF), no qual cursou Filosofia e Teologia, até 1997.

Em 30 de novembro de 1996, foi ordenado diácono e sua ordenação sacerdotal ocorreu em 10 de janeiro de 1998. Entre as funções exercidas por padre Dilmo estão a de Pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão, em São Domingo (GO) e Administrador Paroquial da Paróquia de São João Batista, em Divinópolis (GO).

Padre Dilmo também já foi pároco da Catedral Imaculada Conceição, em Formosa, e Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Flores de Goiás. No ano de 2003, cursou Teologia moral na Universidade Gregoriana, em Roma, e em 2005, fez uma experiência missionária na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Londres.

Nos anos 2006 e 2007, padre Dilmo foi enviado como formador e professor no Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, em Goiânia (GO). Ao retornar a Formosa foi nomeado pároco da Catedral Imaculada Conceição, Formosa, no período de 2008 a 2015. Em 2016, deixou a Catedral e foi enviado à Goiânia como Reitor do Seminário Propedêutico Santa Cruz e do Seminário Interdiocesano São João Maria Vienney. Em outubro de 2018, assumiu a presidência do Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), do regional Centro-Oeste da CNBB.

Já no exercício do ministério sacerdotal na diocese de Formosa exerceu os postos de assistente eclesiástico da Pastoral Familiar e foi eleito membro do Conselho de Presbíteros e Colégio de Consultores. Ainda na diocese de Formosa tornou-se coordenador e professor do curso superior de teologia para leigos e foi nomeado ecônomo da mesma diocese. Atualmente, padre Dilmo é reitor do Seminário Propedêutico Santa Cruz e do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney e professor de teologia da PUC/GO, no Instituto de Teologia e Filosofia Santa Cruz, em Goiânia.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]