Notícias da Diocese › 20/07/2022

Admissão as Ordens Sacras dos Candidatos ao Diaconado Permanente da Diocese SJC

A Diocese de São José dos Campos realizará no dia 20 de agosto, a Admissão as Ordens Sacras aos Candidatos ao Diaconado permanente, às 16h, na Paróquia N. Sra. da Soledade, situada na Rua Uruguai, nº 291 – Vista Verde – São José dos Campos – SP.

Escola Diaconal Maria Mãe da Igreja

A Escola Diaconal foi reaberta no ano de 2018, com um período denominado Propedêutico, que durou até o final do ano de 2021. Essa fase consistiu em encontros diocesanos e por Região Pastoral, dos candidatos indicados pelos párocos, juntamente com suas esposas. Em 2019 iniciaram-se as aulas em duas noites por semana, com 76 candidatos. As aulas da Escola Diaconal foram suspensas em 18 de março de 2020, devido à pandemia da COVID-19, e retornaram em agosto de 2021 na modalidade on-line, já em outubro de 2021 foram retomadas as aulas presenciais no auditório do Seminário Diocesano Santa Teresinha. Atualmente a escola conta com 56 alunos.

Comissão Diocesana das Diáconos

A Comissão Diocesana dos Diáconos teve início na Diocese em 1º de maio de 1986. Os sete diáconos oriundos da Diocese-mãe Taubaté, trabalharam para implantação da Escola Diaconal “Maria Mãe da Igreja”, que colheu muitos frutos vocacionais para a vida pastoral e ministerial da nossa Diocese. Em 40 anos, foram ordenados 116 diáconos permanentes e atualmente há 102 diáconos servindo às Paróquias. Os diáconos realizam atividades evangelizadoras baseados na tríplice dimensão ministerial do diaconado (Liturgia, Palavra de Deus e Caridade) e diversas ações sociais.