Notícias da Diocese › 15/10/2020

A vida é missão: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8)

O mês de outubro é marcado pela temática missionária e, tradicionalmente, diversas ações missionárias são realizadas na Diocese de São José dos Campos e em todo Brasil. Com o tema “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8),este mês apresenta-se como um sinal de esperança na vida da Igreja.

O Papa Francisco exorta que “a missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou ornamento a ser posto de lado. É algo que não posso arrancar do meu coração” (Evangelii Gaudium, 27). Sendo assim, mesmo que a missão, no sentido de ir ao encontro das pessoas afastadas ou não batizadas, não aconteça no formato tradicional, devido à situação atual, o ser missionário de cada cristão permanece ativo.

Durante esse período diferente que estamos vivendo, por causa da pandemia da COVID-19, muitos missionários da Diocese fizeram a experiência de relações interpessoais que mudaram a vida das pessoas. Com isso, a essência do ser missionário não mudou, mas se reinventou. Podemos verificar isso nas inúmeras ações sociais realizadas na Diocese, levando dignidade às famílias que mais precisam.

Essas ações alimentaram e alimentam a esperança de inúmeras famílias. O Papa Francisco, em uma de suas catequeses, afirmou que “o cristão é um missionário de esperança, não um profeta de desgraças, como se tudo tivesse terminado no calvário ou na sepultura. O essencial do seu anúncio – com os fatos e o testemunho de vida – é Jesus, que depois de morto, ressuscitou na manhã de Páscoa”. E exorta a “abraçar a ressureição de Jesus” para “esperar no inesperado”. E “esperar no inesperado” é o que muitos estão vivendo nesses tempos, em que a Igreja está se adaptando ao “novo normal”.

“Somos todos discípulos missionários”, afirmou o Papa emérito Bento XVI, na Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, não deixando margem para que alguém afirme “não ser missionário”. O intenso trabalho dos inúmeros profissionais da área da saúde e serviços essenciais, especialmente neste tempo, evidencia essa verdade, pois, mesmo com todos os riscos, continuaram firmes na missão. Alguns chegaram a perder sua vida, mas o fizeram para que outros tivessem vida. “Eu vim para que todos tenham vida e a tenha em abundância”, é o que afirma a Palavra de Deus, e aqueles que porventura vieram a perder sua vida em favor do outro, testemunharam essa verdade bíblica.

Motivados pela temática do mês missionário, em que a Igreja convida todos os batizados a viverem sua vocação missionária, façamos essa experiência de ser missionários!

Reze a oração do Mês Missionário 2020

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
fonte transbordante da missão,
Ajuda-nos a compreender
que a vida é missão,
dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora
na cidade, no campo,
na Amazônia e em toda parte,
ajude, cada um de nós,
a ser testemunhas proféticas
do Evangelho,
numa Igreja sinodal
e em estado permanente
de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
Amém.