Palavra do Pastor › 06/07/2012

A um ano da JMJ Rio2013

Já estamos em ritmo de Jornada Mundial da Juventude. Daqui a um ano, o Brasil irá recepcionar novamente o Santo Padre Bento XVI, que vem especialmente para se encontrar com os jovens. Não somente os brasileiros, mas milhares de peregrinos que vêm dos países da Europa, Ásia, Américas e Oceania. A Jornada irá acontecer em julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro, e as dioceses de todo país já se preparam para receber os jovens peregrinos. No Brasil este momento será chamado de “Semana Missionária” e deverá acontecer em todas as 276 dioceses do Brasil, com jovens estrangeiros peregrinos ou a própria juventude residente na diocese.

Cada diocese foi convidada a criar a Comissão Diocesana para a Semana Missionária e definir quantos peregrinos estrangeiros poderá acolher. Em nossa diocese iremos receber 2 mil jovens peregrinos, com uma programação especial, que será divulgada na época do evento. A Comissão Diocesana começou seus trabalhos em abril de 2012, composta pelos setores de secretaria, comunicação, transporte, acolhida e alimentação, financeiro, saúde, linguístico, liturgia, hospedagem, jurídico e voluntariado.

Com o objetivo principal de evangelizar a juventude, a Semana Missionária será um momento fundamental para proporcionar aos jovens e a toda Igreja um encontro pessoal com Jesus Cristo, tornando-os verdadeiros discípulos-missionários; divulgar a Jornada Mundial da Juventude RIO2013 e preparar os jovens para vivê-la intensamente; conduzir os jovens a experiências de espiritualidade, solidariedade missionária e cultura.

Mas o que é a Jornada Mundial da Juventude? Quando e onde começou? Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984, na Praça de São Pedro, no Vaticano, denominado de Encontro Internacional da Juventude com o Papa por ocasião do Ano Santo da Redenção. Este foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada. É esta Cruz que chegou em São Paulo no dia 18 de setembro de 2011 e está percorrendo as dioceses do Brasil no evento chamado Bote Fé. Em nossa Diocese esta Cruz chegará no dia 15 de março de 2013 e percorrerá os municípios que compõe a Diocese de São José dos Campos; será nosso Bote Fé; um momento muito forte de evangelização para a juventude e para todos. Aguardemos.

A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovida diretamente pelo Papa, que escolhe o lugar do encontro e convoca os jovens, próximos da Igreja ou dela afastados. A JMJ evidentemente se dirige, sobretudo, aos jovens católicos, mas está aberta a todos aqueles que têm interesse ou se sentem atraídos por esta celebração.

É o Papa que escolhe o tema da JMJ e o explica em modo autorizado com uma mensagem apropriada, orientando assim tanto o caminho de preparação como a sua celebração, cuja finalidade prioritária é a catequese, a evangelização e a peregrinação na fé. O tema da JMJ 2013 será “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Quais são os elementos fundamentais das JMJ? Podemos dizer que são os seguintes: expressão da Igreja Universal, evangelização do mundo juvenil, epifania da juventude da Igreja, que mostra ao mundo seu dinamismo e testemunha a atualidade da mensagem cristã; sinal eficaz de comunhão eclesial (pastorais, grupos, movimentos, associações, comunidades… no amor por Cristo, pela Igreja e por sua missão no mundo); peregrinação na fé (do ponto de vista espiritual e prático).

A JMJ tem também objetivos pastorais; os principais são: encontro pessoal com Jesus Cristo que muda a vida, experiência da Igreja católica universal como mistério e comunhão, redescoberta da vocação batismal por parte dos jovens, chamados a ser membros ativos da Igreja, convertendo-se eles mesmos em evangelizadores e missionários do mundo contemporâneo; redescoberta do Sacramento da Reconciliação e centralidade da Eucaristia; forte impulso para a pastoral juvenil baseado em: a) mensagem do Santo Padre, centrada no essencial da fé; b) cristocentrismo, que conduz a um encontro pessoal com Cristo; c) dimensão eclesial e sacramental; d) dimensão vocacional (sacerdócio, vida consagrada, matrimônio); e) novo impulso de fé, esperança e caridade para toda a comunidade eclesial do país de acolhida; f) compromisso dos jovens em favor da unidade dos cristãos.

O que acontece na JMJ? São muitas as atividades às quais os jovens são convidados a participar, como as catequeses, eventos culturais, momentos de partilha e vida comum. E ainda existem os atos centrais da Jornada, como a cerimônia de abertura, a acolhida do Papa, a Via-Sacra, a Vigília dos jovens com o Papa, a missa de encerramento e os atos extraordinários tais como o encontro do Santo Padre com os voluntários, com seminaristas, com autoridades eclesiásticas e civis, etc.

No dia 22 de julho de 2012, em comunhão com toda a Igreja no Brasil, teremos o nosso Bote Fé na Vida, começando às 14h, em frente a Matriz São José. Iremos sair em caminhada até o Parque da Cidade, onde acontecerão várias atividades. Conto com sua presença e participação.

A JMJ Rio 2013 começará no dia 23 de julho de 2013. Uma semana antes, receberemos os jovens peregrinos. Preparemo-nos para este momento de graça.

Dom Moacir Silva