Notícias da Diocese › 10/02/2022

A Gruta de N. Sra. de Lourdes que fica no interior do Parque Vicentina Aranha, em São José, será reinaugurada

No dia 11 de fevereiro, data em que é celebrada a festa litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, será reinaugurada a Gruta do Parque Vicentina Aranha. A programação, dividida em três momentos, marcará o retorno das imagens sacras de Nossa Senhora de Lourdes e de Santa Bernadette Soubirous à gruta, após um processo de restauração.

O evento terá início às 16 horas, com um bate-papo para autoridades civis e religiosas e convidados, na Sala de Leitura do Parque Vicentina Aranha, sobre a aparição e a mensagem de Nossa Senhora de Lourdes, e a sua ligação com a Causa do Venerável Padre Rodolfo Komorek. Participarão desse diálogo o diretor-executivo da AFAC, Aldo Zonzini; o teólogo e pároco da Paróquia Sagrada Família, Padre Maurício Tadeu Miranda -SDB; o secretário da vice-postulação da Causa do Padre Rodolfo Komorek, Rômulo Paula; a restauradora e artista plástica, Rose Facuri; o arquiteto e urbanista, Felipe Ferri, e Valéria Israel, diretora Cultura da AFAC, que fará a mediação do encontro.

Às 18 horas, será realizada uma Celebração Eucarística campal, em frente à Capela do Parque, com apresentação e benção das imagens sacras restauradas. Encerando a festividade, às 19 horas, uma procissão luminosa levará as imagens à gruta, para entronização e benção final.

O evento está inserido nas comemorações dos 160 anos do reconhecimento das aparições de Nossa Senhora de Lourdes e na XXX Jornada Mundial dos Enfermos.

A reinauguração da gruta do Parque Vicentina Aranha integra as ações conjuntas entre a Associação para o Fomento da Arte e da Cultura (AFAC) e a Paróquia Sagrada Família, da Diocese de São José dos Campos, e faz parte das atividades que promovem a salvaguarda do patrimônio material e imaterial, e a recuperação dos bens culturais ligados à Causa de Beatificação e Canonização do Padre Rodolfo Komorek. Em outubro de 2021, as instituições, com o apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, inauguraram o Memorial Padre Rodolfo Komorek, espaço onde ficava o quarto do religioso no período em que ficou internado para tratar de uma tuberculose até o seu falecimento, em dezembro de 1949, durante a fase senatorial do Vicentina Aranha. O local fica aberto para visitação todos os dias, das 9 às 19 horas, no Pavilhão Cia. Paulista.

Sobre a Gruta do Parque Vicentina Aranha

Construída em 1938, a Gruta do Parque Vicentina Aranha foi criada em alusão às aparições da Virgem Maria à menina Bernadette Soubirous, na gruta de Massabielle, em 1858, na cidade francesa de Lourdes. O espaço abriga as imagens sacras de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete. Durante as aparições, quando perguntada pela menina acerca de sua identidade, a Virgem Maria disse “Eu sou a Imaculada Conceição”. Bernadette morreu em 16 de abril de 1879 e foi canonizada em 8 dezembro de 1933, dia da Imaculada Conceição, pelo Papa Pio XI.

Sobre o Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em 1924, como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2007, funciona como Parque Vicentina Aranha, de propriedade do Munícipio de São José dos Campos, estando sua gestão, desde 2011, a cargo da AFAC- Organização Social de Cultura, a qual promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro, além de uma vasta e diversificada programação cultural e de qualidade de vida. O Parque Vicentina Aranha conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Latécoère do Brasil, Hospital Ortopédico Orthoservice, Sabin Medicina Diagnóstica, Concessionária Tamoios, Byofórmula Farmácia; Apoio da Vale Cloud e promoção do Jornal O Vale e Rádio Jovem Pan.

Reinauguração da Gruta do Parque Vicentina Aranha

Realização: AFAC e Paróquia Sagrada Família

Data: 11 de fevereiro de 2022, sexta-feira

Horário:

• 16 horas: bate-papo sobre a aparição e a mensagem de Nossa Senhora de Lourdes, e a sua ligação com a Causa do Venerável Padre Rodolfo Komorek;
  • 18 horas: Celebração Eucarística;
  • 19 horas: Procissão luminosa, da Capela até a Gruta, e benção final.