Notícias da Diocese › 05/09/2016

A Eucaristia faz a Igreja

De 15 a 21 de agosto foi realizado o 17º Congresso Eucarístico, que esse ano foi celebrado em Belém, com o tema: “Eucaristia e partilha na Amazônia Missionária”, e o lema: “Eles o reconheceram no partir do Pão” (Cf Lc 24,35). A Diocese esteve representada pelo nosso Bispo, Dom Cesar Teixeira, sdb, pelos padres Rinaldo Roberto de Rezende, Edinei Evaldo Batista, José Edward Padoan e Vicente Benedito Simões; pelos Diáconos Éverton Machado dos Santos, José Aparecido de Oliveira e esposa, Helvécio Cordeiro Póvoa e esposa, quatro Religiosas e alguns leigos, num total de 37. Um grupo alegre, animado e fervoroso.

Com a presença marcante do clero do Brasil, seminaristas, religiosos, religiosas, milhares de leigos, foi desenvolvida uma programação intensa, começando pela solene abertura, no dia 15, no Estádio Olímpico do Pará-Mangueirão, com Missa presidida pelo Legado Pontifício, Cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Amazônia (CNBB). Era apenas o início de uma agenda recheada de atividades!

Um evento que ganhou destaque foi o Simpósio Teológico, que aconteceu em dois dias, com estudos sobre a Eucaristia. Ainda aconteceram workshops, a Feira Católica e Exposição da Amazônia, Jornada do Ano Santo da Misericórdia e confissões nas paróquias. Para o diácono José Aparecido de Oliveira “foram momentos ricos de graças e de aprendizado dos quais tivemos a felicidade de participar. Eu, representando a paróquia Santo Agostinho, louvo a Deus por essa oportunidade e agradeço ao meu pároco, padre Geraldinho, pelo incentivo”.

Foi possível sentir de perto a fé de um povo muito apegado a Deus, apesar das adversidades atuais que as circunstâncias da vida lhe oferecem. Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, muito bem disse: “Desejamos tornar visível em todo o Brasil a força da Eucaristia e a ação missionária na Amazônia, de um povo de fé que testemunha com sua cultura e maneira de ser uma Igreja viva no norte do Brasil”.

No dia 17, relembrando Jesus que caminhou sobre as águas (Mt 14,25), foi a vez da tão esperada procissão fluvial Eucarística vinda de Manaus. A embarcação partiu no dia 08 de agosto, percorreu o Portal da Amazônia, várias prelazias e dioceses até chegar em Belém, numa demonstração de fé e amor daquele povo, em um espírito de adoração a Jesus.

Sem dúvida, uma semana, durante a qual, multidões se reuniram, no Estádio, nas lindas igrejas Catedral e Basílica, demais igrejas e no Portal da Amazônia, em Belém, para celebrar a grandeza do mistério da Eucaristia.

O diácono José Aparecido completa: “Jesus Eucaristia é fonte de vida para todos, coração dos corações! Muitas vezes, moramos perto da igreja, mas participamos muito pouco das celebrações Eucarísticas. O Congresso nos convida a aprofundar mais nossa fé em Jesus Eucaristia, fonte e cume da nossa vida cristã, que nos alimenta, para assumirmos compromisso como seus discípulos na Igreja.”

O próximo Congresso está previsto para acontecer em 2021 e o escolhido para sediar o encontro é o Estado da Paraíba.

Congresso 1