Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Artigos › 06/08/2013

Transfiguração do Senhor

Nesta terça-feira, 06 de agosto, celebramos a festa da Transfiguração do Senhor. Deus nos fala mostrando seu verdadeiro amor em seu Filho amado, que se transfigura revelando a face do Pai (Cf. Lc 9, 28-36). Jesus sobe a montanha, um lugar privilegiado para as manifestações divinas; pela oração e intimidade com Deus, sua fisionomia se altera e suas roupas irradiam brancura.

Cristo, no mistério da transfiguração, prepara-se para enfrentar a paixão e a cruz. Os discípulos, bem como nós, após experimentarem a intimidade com o Mestre e o esplendor da Trindade, precisam “descer do monte” e mergulhar na realidade do cotidiano, de onde é possível encontrar Jesus nos irmãos desfigurados pelas cruzes impostas pelo desamor.

Transportemos para o alto da montanha. Vamos convidar Pedro, Tiago e João para estar conosco, façamos uma experiência mística de “ver” Cristo Transfigurado. Cada um de nós, meu irmão e minha irmã na fé tem seus momentos de tristeza, deserto, aridez, terra seca sem vida e sem água. Por um momento parece não encontrarmos esperança em mais nada no que fazemos. Tudo parece vir contra nós como uma onda gigantesca e assim nos sentimos impotentes diante de tantos problemas a serem resolvidos. O estar à parte com Jesus é fonte de esperança que nutre a fé, reanima a nossa caminhada, por isso Pedro diz a Jesus no Evangelho de hoje: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias” (Cf. Lc 9, 33). A experiência de Pedro é profunda, muito boa, cheia de paz, aponto de desejar que aquele momento não termine.

Este texto sempre me chamou atenção para um detalhe: Pedro não fala de fazer uma tenda para os três discípulos, mas sim repito para; Moisés, Elias e Jesus. Por que desta atitude de Pedro? Ele e os discípulos estão mergulhados tão profundamente naquele mistério que sente parte da vida de Jesus. A tenda de Jesus seria a tenda deles também. A Eucaristia que celebramos não deveria ser algo semelhante à montanha Sagrada onde Cristo nos convida a estar a sós com Ele? Quando o recebemos no Corpo e Sangue, não é mergulhar profundamente no seu mistério a ponto de não mais querer deixá-lo?

A qualidade de nossa vida vai depender das experiências que fazemos de Jesus, pois segundo o próprio Jesus, não é possível permanecer somente no Monte Tabor, é preciso descer a montanha Sagrada, voltar para realidade de nossas vidas, a saber, que talvez não vá encontrar nada mudado, a não ser eu que fiz uma belíssima experiência do Senhor Transfigurado de modo especialíssimo a cada Eucaristia bem participada. Oremos: Concedei-nos, Senhor, a Graça da serenidade necessária para Aceitar as coisas que não podemos Modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguir uma das outras. Bom dia a todos!!!!

padre_joao_alves_sobrinho

Pe. João Alves Sobrinho
pároco reitor do Santuario São Judas Tadeu

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.