Instituições médicas buscam voluntários para pesquisa sobre anemia em idosos
Dando continuidade à pesquisa inédita no Vale do Paraíba que vai identificar a prevalência de anemia na população idosa saudável de São José dos Campos, o Hospital Pio XII e o Centro de Hematologia do Vale, de São José dos Campos, promoverão no domingo, dia 28/4, das 8 às 12 horas, uma sessão de coleta no Salão Paroquial da Igreja Sagrada Família (Rua Padre Rodolfo, 28 – Vila Ema). A iniciativa conta com o apoio da Pastoral da Saúde.
Podem contribuir com a pesquisa, pessoas com 65 anos ou mais que estejam saudáveis. O atendimento será feito por ordem de chegada e não é necessário estar em jejum. Serão coletados 4 ml de sangue dos voluntários e os resultados dos exames poderão ser retirados nos Laboratórios dos Hospitais Pio XII e Antoninho da Rocha Marmo, 7 dias após a coleta.
A expectativa das instituições médicas é atender pelo menos 100 voluntários durante a coleta na Sagrada Família. A conclusão do estudo depende da participação de 400 voluntários. Desde o ano passado, quando foi iniciado o trabalho, já foram coletadas 170 amostras de sangue.
Contribuição relevante
Pesquisas americanas apontam que 10% da população com idade superior a 65 anos tem anemia por diferentes causas. No Brasil há poucos estudos sobre o tema.
De acordo com o Dr. Fernando Callera, que coordena a pesquisa, a anemia em idosos está associada com a diminuição da capacidade física e cognitiva, a depressão, a piora da qualidade de vida, o aumento da frequência de internações hospitalares e principalmente com a diminuição da sobrevida geral em diferentes doenças. “Considerando o envelhecimento da população e as consequências da anemia em idosos, os resultados da pesquisa poderão ser utilizados como referência para os gestores públicos de saúde”. Após a análise dos dados, o médico pretende publicar os resultados em revista científica de circulação internacional.
Segundo o assessor executivo do Hospital Pio XII, Sr. Roberto Trinkel, os idosos fazem parte do público atendido pelo hospital. “É importante conhecermos mais sobre a saúde do idoso para aprimorarmos técnicas e terapias. Estamos muito satisfeitos em participar dessa pesquisa que vai contribuir com a saúde pública”, disse.
QUEM PODE PARTICIPAR E COMO FAZER
- · Pessoas com 65 anos ou mais que estejam saudáveis
Não é necessário jejum
O atendimento será feito por ordem de chegada
Serão coletados 4 ml de sangue
A coleta acontecerá no Salão Paroquial da Igreja Sagrada Família (Rua Padre Rodolfo, 28 – Vila Ema), das 8 às 12 horas.
O resultado dos exames poderá ser retirado 7 dias após a coleta de sangue nos laboratórios dos Hospitais Pio XII e Antoninho da Rocha Marmo