Bispos do Brasil se reúnem em Aparecida

Ana Lúcia Zombardi | Redação
Jornal Expressão

O Santuário Nacional acolhe os bispos para a a 51ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB

Mais de 300 bispos devem participar da 51ª edição da Assembleia Geral da CNBB, que será realizada em Aparecida, de 10 a 19 de abril de 2013. O tema central do encontro será “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. Dom Moacir Silva participa da Assembleia Geral pela 9ª vez como bispo.

A Comissão responsável pela preparação da Assembleia, durante reunião no início de março, concluiu o processo elaboração do texto base. De acordo com o arcebispo de Manaus (AM), dom Sérgio Eduardo Castriani, um dos participantes na elaboração do documento, “os trabalhos consistiram em chegar a um texto que integrasse a proposta de Jesus, quando Ele anuncia que o reino vai ser formado por uma comunidade de discípulos”. Dom Sergio anuncia que o documento propõe dois caminhos: a setorização da paróquia e a transformação da paróquia numa comunidade de comunidades.

Realizada anualmente, a Assembleia Geral dos Bispos é definida pela CNBB como “expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”. A reunião ocorre uma vez por ano, mas pode ser convocada em caráter extraordinário. Desde 2011, a Assembleia Geral é realizada em Aparecida.

A coordenação da CNBB já definiu a programação diária da Assem­bleia Geral deste ano, que acontece no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. As missas se­rão realizadas no Altar Central da Basílica. A celebração de abertura da As­sembleia será no dia 10 de abril às 7h30 na Basílica e a cerimônia de encerramento no dia 19 de abril às 10h30 no Centro de Eventos. Nos dias 13 e 14 de abril, os bispos do Brasil participam de um retiro espi­ritual no Centro de Eventos.