Retiros de carnaval atraem milhares em busca de uma experiência com o Amor de Deus
O Carnaval é uma das celebrações mais populares do mundo, mobilizando multidões — especialmente no Brasil. No mesmo período em que as festas mobilizam milhões de pessoas nas ruas, há também quem escolha viver esses dias de forma diferente, buscando momentos de oração, formação e convivência comunitária.
A partir da década de 1980, com o fortalecimento da Renovação Carismática Católica, surgiram e se difundiram Novas Comunidades e Movimentos Eclesiais que passaram a promover retiros e eventos no período do carnaval. Essas iniciativas se consolidaram como formas de evangelização e como uma proposta distinta para viver o período carnavalesco à luz da fé cristã.
Um dos mais populares em todo o Brasil é o Rebanhão. Idealizado pelo Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, o evento teve sua primeira edição em 1980, na cidade de Cruzeiro, interior de São Paulo. O evento reuniu inicialmente cerca de 200 pessoas e cresceu ao longo dos anos.
A partir do início da década de 1990, Monsenhor Jonas decidiu deixar o evento sob os cuidados da Renovação Carismática Católica (RCC) e em 1994 a Canção Nova iniciou os acampamentos de carnaval na Chácara Santa Cruz, na sede da Comunidade em Cachoeira Paulista (SP).
Hoje, realizado ao longo de 6 dias, o Rebanhão Canção Nova tem como objetivo apresentar uma proposta evangélica, uma experiência autêntica que dê à pessoa o verdadeiro sentido da vida.
Paulo César Moreira Santos, missionário da Canção Nova e responsável pelos eventos, ressalta que durante os dias de encontro a Palavra é apresentada de forma descontraída, mas de maneira séria, com verdade e concretude.
“O propósito não é de fazer espetáculo ou algum tipo de performance ou representação, o intuito é de levar as pessoas a um encontro real com aquilo que dá sentido na vida e forma em seu caráter, aquilo que como filho de Deus é chamado a ser, mediante a uma fé vivida e experimentada”, ressalta Paulo.
O missionário destaca que ao longo de anos de realização deste retiro chegaram milhares de testemunhos, e é por isso, que a cada ano mais pessoas são atraídas a fizeram essa experiência em dias de carnaval. Além disso, a experiência do Rebanhão inspirou retiros em diversas cidades e paróquias por todo o país.
Encontros que se espalham pelo Brasil
Se em Cachoeira Paulista vemos os frutos até os dias atuais, os Rebanhões realizados pela RCC também se espalharam pelo Brasil e permanecem até hoje.
Neste ano, o Movimento Eclesial da RCC Brasil traz para o tempo de carnaval a proposta de encontros para os mais diversos públicos.
De acordo com Daiana Rehbein, Secretária Geral da RCCBRASIL, o Rebanhão e outros encontros que acontecem durante os quatro dias de carnaval tem como objetivo levar as pessoas ao encontro pessoal com Jesus, por meio da graça do batismo no Espírito Santo. “O encontro busca mostrar que Deus nos ama, nos acolhe e está próximo de nosso sofrimento.”, afirma.
Outra experiência evangelizadora que vem atraindo milhares de pessoas em todo o Brasil é o Crescer: Encontro Nacional da Família Católica. Criado em 1997, em Campina Grande, na Paraíba, o evento surgiu como uma resposta de fé e discernimento espiritual.
Idealizado pela Comunidade de São Pio X, por meio de seu fundador, Antônio Lucena, o encontro buscava ser uma alternativa de espiritualidade no período carnavalesco. Às vésperas de completar 30 anos de existência, o Crescer deve reunir cerca de 80 mil pessoas ao longo de sua programação.
Gustavo Lucena, moderador geral da Comunidade de São Pio X, explica que, por volta de 2010, o evento passou a adotar a temática da família. Segundo ele, a inspiração nasceu dos ensinamentos de São João Paulo II, especialmente a partir dos Encontros Mundiais das Famílias, e também das exortações de Bento XVI.
Diante da ênfase e da urgência com que a Igreja passou a tratar a realidade familiar, o Crescer assumiu explicitamente a proposta de se tornar um evento voltado à família católica. Com isso, o evento ganhou novas proporções, atraindo pessoas de diferentes estados do Brasil, tornando-se um verdadeiro encontro nacional.
Em entrevista, Gustavo Lucena assegura que a maior preocupação dos organizadores é proporcionar uma experiência com Deus. “O evento oferece às famílias um espaço de reparação, fortalecendo a fé e seus valores à luz do Evangelho e da Doutrina da Igreja.”, reitera.
Criando raízes e gerando frutos
Seja os Rebanhões, o Crescer, o Renascer, o Maranathá ou tantos outros retiros promovidos por movimentos, paróquias e comunidades, o desafio vai além dos dias de programação: é fazer com que a experiência vivida crie raízes e gere frutos nas famílias, no cotidiano e na vida da Igreja.
Esses encontros se consolidam como uma resposta pastoral aos desafios do tempo presente, oferecendo aos fiéis a possibilidade de integrar lazer, convivência e espiritualidade dentro do contexto cultural do Carnaval — e, sobretudo, favorecer um encontro pessoal com o amor de Deus.
Nessa perspectiva, Daiana Rehbein ressalta o chamado a ser uma “Igreja em saída”, expressão frequentemente utilizada pelo Papa Francisco. “É um dever buscar aqueles que estão longe de Deus, os que não têm forças para ir à Igreja. É preciso ir ao encontro”, afirma.
A Secretária Geral da RCC Brasil entende que a experiência feita nesses encontros não deve ser o fim, mas o início de uma vida nova. “Aquele que faz a experiência com Jesus tem sede, deseja mais, então não termina ao final do encontro”, ressalta Daiana.
Mas para que a experiência feita durante os dias de encontros não termine, os participantes são convidados a viver um caminho com Jesus, por meio dos mais de 14 mil grupos de oração espalhados pelo Brasil, assim como são incentivados a participar ativamente da vida da Igreja em paróquias e comunidades.
Na mesma perspectiva, Gustavo Lucena diz que um retiro ou um evento de carnaval não visa proporcionar uma experiência “mágica”, fantasiosa, mas sim de um encontro pessoal e real com a pessoa de Jesus. Assim como, de reencontrar o valor real da família à luz da fé católica.
E é vivenciando ano após ano essa experiência com Cristo que os frutos vão sendo contemplados. “Recebemos diversos testemunhos de famílias que foram restauradas, casamentos refeitos, famílias que encontraram na formação dada durante o evento orientação para buscar a nulidade matrimonial e serem readmitidos aos sacramentos da Igreja”, conta Gustavo.
O missionário da Canção Nova, Paulo César, afirma que quem vivencia a fé e experimenta o grande Amor de Deus jamais permanece o mesmo. “Acreditamos que a ação do Espírito Santo — que atua de forma poderosa nos retiros da Canção Nova e em outras iniciativas — é dinâmica e criativa, conduzindo a pessoa a atualizar constantemente essa experiência, não apenas durante os encontros, mas também no dia a dia. Isso desperta o desejo de crescer na fé, aprofundar-se na catequese segundo a doutrina da Igreja e tornar-se cada vez mais discípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo”, explica.
Segundo ele, os retiros de Carnaval funcionam como uma verdadeira porta de entrada para a Igreja. A experiência vivida nesses encontros não se limita a um momento isolado, mas possibilita um encontro pessoal com Jesus Cristo, capaz de transformar a percepção sobre a própria Igreja. “Muitos descobrem que ela não é uma realidade ultrapassada ou sem vida, como às vezes é apresentada, mas o lugar onde se encontra a verdadeira alegria: a alegria de seguir a Cristo e de viver o amor perene e inesgotável de Deus”, conclui.