Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911

Semana de oração pela unidade dos cristãos destaca a esperança comum em Cristo

Está a decorrer, de 18 a 25 de janeiro, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2026, um momento forte de espiritualidade e comunhão entre as diferentes confissões cristãs.

Na sua intervenção, o Padre Massimo Robol, presidente da Comissão Arquidiocesana de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, explicou que esta Semana é celebrada há mais de 100 anos e resulta, actualmente, de um trabalho conjunto entre a Comissão Fé e Constituição e o Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos da Igreja Católica. As datas, de 18 a 25 de janeiro, têm um forte simbolismo: marcam a festa da Cátedra de São Pedro e a conversão de São Paulo, dois pilares da fé cristã.

O Padre Massimo Robol referiu ainda que, em alguns países, a celebração decorre entre a Ascensão e o Pentecostes, por razões pastorais. Todos os anos, um país é responsável pela preparação dos textos. Para 2026, os materiais foram elaborados pelos fiéis da Igreja Apostólica Arménia, em colaboração com a Igreja Católica e Igrejas Evangélicas Arménias.

Segundo o sacerdote, a Igreja Apostólica Arménia, uma das mais antigas comunidades cristãs do mundo, inspira os textos litúrgicos e bíblicos deste ano, baseados em tradições antigas de oração e hinos usados ao longo de séculos.

O tema escolhido para 2026 é retirado da Carta de São Paulo aos Efésios (4,4): “Há um só corpo e um só Espírito, assim como fostes chamados a uma só esperança”. Para o Padre Massimo Robol, esta passagem sublinha que a unidade da Igreja está enraizada num único Espírito e numa única esperança em Jesus Cristo.

O sacerdote destacou que esta unidade não deve ficar apenas no discurso, mas precisa de ser vivida no dia-a-dia, nas paróquias, comunidades e famílias, como sinal de testemunho cristão. A Semana de Oração surge, assim, como um convite à vivência concreta da fé, do diálogo, da fraternidade e da paz entre todos os cristãos e pessoas de boa vontade.

 

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.