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Os dados da Igreja no mundo em um clique: o Anuário Pontifício agora é digital

Um projeto realizado pela Secretaria de Estado e pelo Dicastério para a Comunicação e apresentado ao Papa, que efetuou o primeiro acesso ao portal: “Será de grande utilidade para quantos trabalham a serviço da Igreja”.

Para bispos ou sacerdotes nas regiões mais remotas do mundo será uma virada, para quem trabalha na Cúria Romana ou nas Dioceses uma grande comodidade e, certamente, será uma ajuda válida também para todos os aficionados pelo valor histórico de cada produção em papel. Enfim, será uma vantagem para todos a nova iniciativa pensada, realizada e apresentada pela Secretaria de Estado e pelo Dicastério para a Comunicação: o Anuário Pontifício digital. Sim, exatamente o “calhamaço” — herdeiro do Liber Pontificalis (a coletânea medieval das biografias dos Papas), que a partir de meados do século XX se configurou como instrumento fundamental para quem precisa encontrar e consultar informações oficiais sobre a estrutura dos Dicastérios da Cúria Romana, das Dioceses, dos Institutos Religiosos, das Nunciaturas e assim por diante — desde segunda-feira, 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, desembarcou na web. E marca assim uma etapa significativa no processo de atualização e inovação dos instrumentos informativos a serviço da Igreja universal.

O encorajamento do Papa

Graças ao acesso a partir de qualquer dispositivo — via navegador ou aplicativo — a plataforma oferece um serviço que supera as limitações logísticas da versão impressa e torna o patrimônio informativo da Santa Sé consultável em qualquer lugar e a qualquer momento, lê-se em uma nota do Vaticano.

O projeto foi apresentado nos últimos dias ao Papa Leão XIV pelo substituto da Secretaria de Estado, dom Edgar Peña Parra, e pelo secretário do Dicastério para a Comunicação, monsenhor Lucio Adrián Ruiz, juntamente com outros representantes dos dois Dicastérios. O Papa efetuou o primeiro acesso e navegou pela plataforma. Em seguida, dirigiu aos presentes palavras de gratidão “por este trabalho, que — disse — será de grande utilidade para tantos que operam a serviço da Igreja”. “Encorajo-os — acrescentou Leão XIV — a prosseguir com este espírito de serviço, para que aquilo que nasce com cuidado e atenção se torne, com o tempo, uma ajuda ainda maior”.

Acesso global a informações oficiais

É precisamente o espírito de serviço que anima a ideia de base e a realização da versão digital do Anuário, ou seja, favorecer o acesso global às informações oficiais relativas à Igreja Católica para diversos destinatários: os Dicastérios da Cúria Romana, que diariamente necessitam de informações atualizadas para o exercício de suas funções; as Nunciaturas Apostólicas, que encontram assim um recurso estratégico; as Conferências Episcopais, que podem aprofundar a realidade eclesial dos diversos territórios; os Institutos religiosos, Universidades pontifícias, Centros de Pesquisa e Instituições Acadêmicas, que têm a possibilidade de consultar dados alinhados às comunicações oficiais da Santa Sé. E também jornalistas e profissionais da comunicação eclesial, que podem ter um acesso confiável a conteúdos certificados.

Atualização constante e pesquisas avançadas

Em detalhe, a nova plataforma torna possível uma atualização constante de informações como nomeações, mudanças de encargos e modificações nas estruturas eclesiais. Se antes era preciso aguardar a publicação da nova edição impressa, agora tais variações poderão ser tornadas visíveis em tempos rápidos. Outro aspecto relevante é a possibilidade de realizar buscas avançadas, selecionando dados por nome, Diocese, cargo, país e âmbitos institucionais. “Em um tempo em que a comunicação é cada vez mais rápida e global, oferecer um acesso imediato e confiável às informações sobre a vida da Igreja — com dados certificados — significa colocar a tecnologia a serviço da missão eclesial”, sublinha o substituto Peña Parra. “É um sinal de atenção, transparência e responsabilidade para com a comunidade católica e para com todos aqueles que buscam compreender a realidade da Igreja no mundo.”

Trabalho conjunto

O desenvolvimento do Anuário Pontifício digital se tornou possível graças a um trabalho conjunto entre diversas realidades da Santa Sé. A Secretaria de Estado desempenhou um papel de coordenação geral, definindo requisitos institucionais, aspectos identitários e princípios de experiência do usuário. O Dicastério para a Comunicação, em particular a Direção tecnológica, cuidou do desenvolvimento técnico das infraestruturas digitais, da realização do banco de dados e dos processos de normalização dos dados elaborados pelo Escritório Central de Estatística da Igreja. Contou-se também com a contribuição de jovens profissionais formados no âmbito do Service Design e da experiência do usuário. Pensado como um projeto em evolução, o Anuário Pontifício digital será progressivamente enriquecido em seus conteúdos com a recuperação de informações históricas provenientes de arquivos e edições anteriores, bem como com novas versões que ampliarão suas potencialidades. Nessa perspectiva, a Secretaria de Estado convida aqueles que utilizarem a plataforma a enviar observações e sugestões úteis para o aprimoramento do serviço ao endereço annuariopontificio@sds.va.

A plataforma

A plataforma está disponível no endereço https://www.annuariopontificio.catholic/ e por meio de um aplicativo para iOS e Android. Para utilizá-la, será necessário registrar-se na versão web ou baixar o aplicativo pela Apple Store e Google Store. Está previsto um sistema de assinatura em dois planos que garante um acesso constante e a atualização diária dos dados.

 

 

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