Notícias da Diocese › 22/11/2012

Pastoral Familiar da Sub-Região Aparecida realiza Congresso

Com o tema central “A Família: o Trabalho e a Festa” aconteceu o 4º Congresso da Pastoral Familiar da Sub-região Aparecida, de 17 e 18 de novembro 2012, sediado na Diocese de São José dos Campos, nas dependências da UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba).

Cerca de 300 agentes da Pastoral Familiar participaram do Congresso, que teve uma programação extensa com oração, palestras e momento cultural. “Foi uma oportunidade maravilhosa, pois conseguimos reunir os bispo e participantes das nossas cinco dioceses”, afirmou Aurora Seeger, que organizou o Congresso com seu esposo Roberto Seeger. Fazem parte da Sub-Região: a Arquidiocese de Aparecida e as Dioceses de Caraguatatuba, Lorena, São José dos Campos e Taubaté.

O  CONGRESSO – Dom Moacir Silva, bispo diocesano de São José dos Campos, celebrou a missa de abertura do Congresso. Em seguida, o cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis falou sobre o tema  “A Família e o Trabalho como recurso e desafio”. À tarde, Dom Carmo João Rhoden, bispo diocesano de Taubaté, discorreu sobre o tema: “A Festa: na Família, para o Senhor e a Igreja”, em seguida o bispo diocesano de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos falou sobre o tema: “A Família e a superação das dificuldades”. Ainda no sábado aconteceu uma palestra do Cenplafam (Centro de Planejamento Familiar) sobre o Método Billings e depois um momento cultural com a apresentação teatral da Companhia Bola de Meia, de São José dos Campos. Os filhos ficaram sob o cuidado do Grupo de jovens Geração João Paulo II.

No domingo, Padre Rinaldo Roberto de Rezende, assessor da Pastoral Familiar da sub-Região, celebrou a santa missa. Agentes da Comissão em Defesa da Vida falaram sobre o trabalho do Centro de Apoio à Mulher e depois, o último tema do Congresso foi exposto pelo padre salesiano Silvio Cesar da Silva sobre “A Família e a Juventude”.

Segundo o casal coordenador do Congresso, Roberto e Aurora, “foram dias de renovação e muita formação para os agentes da Pastoral Familiar da Sub-Região.” “A avaliação foi muito positiva e muitos pediram para que realizemos outros momentos formativos mais vezes,” disse Aurora. O próximo Congresso da Sub-Região será em Aparecida, em 2014.

Vejas as fotos do congresso em nossa galeria de imagens. Clique AQUI.