Franciscanos acolhem 400 jovens para a Caminhada Franciscana da Juventude

Neste final de semana a cidade de Sorocaba (SP) acolhe 400 jovens para a XII edição da Caminhada Franciscana da Juventude (CFJ). Participantes de todos os estados em que a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil se faz presente, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, estarão presentes no evento que marca também o Jubileu dos 100 anos da Paróquia Bom Jesus de Sorocaba e de 90 anos de presença franciscana da cidade sede do encontro.

Como São Francisco, marcados pelo amor do Bom Jesus

A Comissão Central da CFJ escolheu como tema: “Como São Francisco, marcados pelo amor do Bom Jesus”, e lema: “Chagados pelo amor, peregrinos da esperança”. Ambos tem sua inspiração na Celebração do Jubileu dos 800 anos das Chagas de São Francisco e no Jubileu da Esperança em que a Igreja viverá no ano que vem, mas que desde já vem se preparando com o Ano da Oração, instituído pelo Papa Francisco. Desde janeiro deste ano, quando a caminhada foi anunciada no encerramento das Missões Franciscanas da Juventude, em Pato Branco (PR), os frades da Fraternidade Bom Jesus dos Aflitos e lideranças locais estão empenhados na organização, planejamento e articulação, com encontros mensais, virtuais e presenciais, com o apoio da Equipe de Evangelização com as Juventudes da Província. Vale ressaltar que há mais de um ano, a fraternidade local manifestou o desejo de acolher o encontro.

A Caminhada Franciscana vem se atualizando

Segundo Frei Gabriel Dellandrea, a Caminhada Franciscana vem se atualizando e respondendo aos novos anseios do tempo presente. No entanto “para além do que está previamente planejado, sempre acontecem boas surpresas durante o percurso. Temos certeza e confiança que antes de toda preparação, alguém muito maior já preparou tudo”, disse, referindo-se ao Criador. Frei Roger Strapazzon não esconde a alegria com a proximidade da caminhada. “Temos a satisfação de receber muitos jovens que participarão pela primeira vez de uma caminhada. Isso nos alegra e revela que enquanto Província estamos no caminho certo”, frisou. “Jovem evangelizar jovem é sempre um desafio e um exercício, mas também enche nosso coração franciscano de alegria e otimismo. Hoje eles são participantes, amanhã serão nossas lideranças e quem sabe até mesmo nossos confrades”, vibrou. O jovem franciscano Henrique Bissa, da Paróquia Santa Clara de Assis de Colatina (ES), participará pela segunda vez da caminhada. “Estou com uma expectativa grande para um evento que irá renovar nossas energias. Nosso grupo de jovens vem se preparando há meses para este encontro. Muitos irão pela primeira vez e isso nos alegra”, ressaltou. Hadassa Pagani Belei participará também pela segunda vez e é da mesma Paróquia. “Estou muito animada e minha expectativa está alta pois em cada edição sempre temos algo novo e diferente. Também estou feliz com essa oportunidade que Deus me concede em participar e espero que seja uma caminhada de muita reflexão e que eu possa fazer novos amigos”, completou. Maria Vaudilene Amaral é da Comunidade Perpétuo Socorro, pertencente a Paróquia Bom Jesus de Sorocaba. Ela espera com ansiedade os jovens das diferentes regiões que serão acolhidos na sua cidade natal. “Que possamos viver uma experiência nova e que nos movimenta. Pela primeira vez estou participando da organização de uma caminhada. Será uma experiência diferente, por isso, estou ansiosa para fazer algo que supere minhas expectativas. Tenho certeza que serão dias abençoados”, destacou.

Famílias acolhem peregrinos

Na última quinta-feira (18/07), os frades da Equipe de Evangelização com as Juventudes realizaram um encontro com as famílias acolhedoras que começou com a Celebração Eucarística, às 19h, na Igreja Matriz, presidida por Frei Augusto Luiz Gabriel e concelebrada por Frei Gabriel. Na ocasião, os religiosos agradeceram as famílias pela hospitalidade e gratuidade na acolhida de tantos jovens franciscanos. São mais de 150 famílias envolvidas nesta grande missão: oferecer um aconchego familiar para os peregrinos.

A Caminhada Franciscana da Juventude é um evento voltado prioritariamente para jovens. A proposta é que ela seja um retiro itinerante, onde o participante realiza um encontro com Deus, consigo mesmo, com o próximo e com a natureza. Esta iniciativa é pensada e promovida a partir de elementos da espiritualidade cristã e franciscana, mas também é aberta a pessoas de outras religiões. Ela é também uma grande oportunidade de animação vocacional, bem como de vigor e entusiasmo para os grupos de jovens locais e paróquias acolhedoras.