O Papa aos jovens romenos: não se tornarem escravos do celular

“Sejam portadores de esperança e construtores de pontes, usando todos os instrumentos disponíveis para semear bondade e amor no mundo”: foi o que escreveu o Papa Francisco aos jovens romenos da diocese de Iasi, em resposta à carta enviada em meados de maio através do cardeal Pietro Parolin. O Secretário de Estado participou do encontro diocesano de jovens em Iasi nos dias 18 e 19 de maio, convidado pelo bispo, dom Iosif Păuleț. Em sua mensagem, o Papa incentiva os jovens a usarem as redes sociais “com coragem e criatividade, transmitindo valores que edificam: amizade, paz, diálogo entre etnias e culturas, a família e os valores cristãos”. E pede que eles tomem cuidado para não se tornarem escravos do celular e para não ficarem presos à vida virtual, em detrimento da vida real.

A verdadeira riqueza está nos relacionamentos diretos e sinceros

“Saiam pelo mundo, encontrem as pessoas, ouçam suas histórias, olhem nos olhos de seus irmãos e irmãs. A verdadeira riqueza está nas relações humanas vividas todos os dias, no contato direto e sincero”. Além disso, o Pontífice os convida a participarem do encontro nacional de jovens, que será realizado no distrito de Brasov em setembro. “Será uma oportunidade preciosa para crescer juntos na fé”, escreve, “para compartilhar experiências e fortalecer seu caminho cristão”. “Não se esqueçam de rezar por mim”, pede finalmente o Papa Francisco: “o apoio espiritual de vocês é um dom inestimável que me ajuda a servir a Igreja e a humanidade.”