Em missa solene, Dom José Roberto Palau celebra 10 anos de episcopado
No sábado, 15, a Diocese de Limeira (SP) festejou os 10 anos da ordenação episcopal de Dom José Roberto Fortes Palau, fruto do clero da Diocese de São José dos Campos, com uma missa em ação de graças realizada na Catedral Nossa Senhora das Dores.
A celebração eucarística foi presidida pelo jubilando e concelebrada por bispos e padres, entre os quais o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, que foi o ordenante principal de Dom José Roberto Palau em 21 de junho de 2014.
Como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom José atuou como Vigário Episcopal da Região Ipiranga até novembro de 2019, quando foi nomeado Bispo de Limeira. No dia 18 de janeiro de 2020, na Catedral Diocesana Nossa Senhora das Dores, ele tomou posse do ofício.
Na homilia da missa em ação de graças, Dom José Roberto agradeceu a Deus pelos dez anos de episcopado, especialmente pela saúde neste período. Ele citou seu lema “A verdade vos libertará” e falou sobre o profeta Jeremias. “A primeira tarefa do bispo é rezar. A oração deve ser de intercessão pelo povo. E a principal virtude é a paciência. Devemos anunciar a palavra de Deus com esperança, permanecendo fiel aos ensinamentos de Cristo”, ressaltou.
Em uma breve palavra, Dom Odilo lembrou da ordenação de Dom José Roberto e destacou a alegria de participar do momento de celebração pelo ministério episcopal. O cardeal também ressaltou o trabalho realizado por Dom José Roberto em São Paulo e a caminhada junto ao povo na Diocese de Limeira.
“Estou muito feliz de estar aqui nesta data especial. O Episcopado é um serviço prestado a Deus, ao evangelho e ao povo”, salientou Dom Odilo.
Também concelebraram a missa Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto; Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar de São Paulo; Dom Luiz Carlos Dias, Bispo de São Carlos; e Dom José Brandão Cabral, Bispo Emérito de São João da Boa Vista.
Além de sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosas e leigos da Diocese de Limeira, participaram da missa autoridades civis, entre elas o prefeito de Limeira, Mario Botion, a primeira-dama, Roberta Botion, e vereadores.
No final da celebração eucarística, Dom José Roberto recebeu homenagens pelos 10 anos de episcopado. “Em reconhecimento ao seu dedicado serviço, sabedoria inspiradora e liderança espiritual, celebramos com gratidão sua contribuição inestimável para a nossa Diocese de Limeira”, destacou o Padre Benedito Tadeu Rosa, Cura da Catedral Nossa Senhora das Dores. Uma placa com a mensagem foi entregue a Dom José Roberto.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.