Notícias da Diocese › 14/09/2022

Dom Cesar participará de visita Ad Limina em Roma nos próximos dias

O Bispo Diocesano, Dom Cesar, viajará para Roma, na Itália, neste fim de semana. Entre 16 e 28 de setembro, ele se reunirá com todos os bispos da Província Eclesiástica (Regional Sul 1) da qual a Diocese de São José dos Campos faz parte, além do episcopado de outras regiões, na Visita Ad Limina no Vaticano. Na semana que vem haverá uma audiência com o Papa Francisco.

Essa viagem estava marcada inicialmente para 2020 e foi cancelada por causa da pandemia que afetou o mundo inteiro. De acordo com a CNBB Sul 1, com mais estes dois anos de adiamento, somam-se quase 13 anos desde a última visita Ad Limina realizada pelo episcopado do Regional Sul 1, em novembro de 2009. À época, os bispos participaram de uma audiência reservada e outra audiência geral com o Papa Bento XVI.

Ainda segundo informações da CNBB Sul 1, durante a visita o grupo participará de reuniões e encontros em diversos Dicastérios, Congregações, Conselhos Pontifícios e Comissões.

Relatório do último quinquênio da Diocese

De acordo com o Código de Direito Canônico, o bispo diocesano “está obrigado a apresentar de cinco em cinco anos um relatório ao Sumo Pontífice sobre o estado da diocese que lhe está confiada, segundo a forma e o tempo determinados pela Sé Apostólica”. (Cân 399 – § 1). Por isso, a visita Ad Limina também está relacionada com a apresentação do relatório sobre a situação da Diocese de São José dos Campos – material que consiste além de uma prestação de contas, um diagnóstico sobre a situação de cada Igreja Local.

O que significa Ad Limina?

Do latim, o termo Ad Limina quer dizer “no limiar da casa dos apóstolos”. Isto significa que os bispos, que hoje são os sucessores dos apóstolos, vão estar no limiar, na soleira, às portas da Basílica de São Pedro, que fica no Estado do Vaticano. A Visita Ad Limina, que é obrigatória para cada um dos bispos, significa “chegar às portas de São Pedro, no caso, hoje, do Papa Francisco”.

Confira a vídeo-mensagem de Dom Cesar sobre a Visita

1 Comentário para “Dom Cesar participará de visita Ad Limina em Roma nos próximos dias”

1. A missão do pastor: “…permanecer em unidade com Cristo e sua Igreja”.
    Deus o proteja e ilumine em sua missão de “pastor, mestre da doutrina, sacerdote do culto sagrado, ministro do governo da Igreja particular”..