Notícias da Diocese › 25/07/2022

Comunidades Eclesiais de Base reúnem-se para encontro formativo

Agentes de toda a diocese reuniram-se durante a manhã do último dia 25 de junho, no centro pastoral da Paróquia São Judas Tadeu, para refletirem sobre a missão do coordenador e sobre o exercício da sinodalidade. O encontro, momento de fraternidade, contou com a animação contagiante que marca a identidade das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

O modelo do coordenador será sempre Jesus Cristo. Por isso, à luz de passagens do Evangelho como a do lava-pés e da tempestade acalmada, os participantes foram convidados a refletir sobre sua missão. Conforme o Padre Geraldo Alves da Silva, pároco da paróquia Santo Agostinho, “uma boa coordenação contribuirá para o bom êxito dos trabalhos. Com sua alegria, o coordenador entusiasmará outras pessoas para que participem das comunidades”.

O sentido de Igreja, fundamentalmente presente na espiritualidade das CEBs, foi enriquecido com uma exposição sobre o tema da sinodalidade, ministrada pelo Pe. Cláudio César da Costa, pároco da paróquia São João Bosco e Coordenador diocesano de Pastoral. Destacou-se a importância das pequenas comunidades no exercício de “caminhar juntos”, devendo a sinodalidade ser recebida como exercício dialogado empreendido através da humildade e com coragem. “Devemos ter coragem para quebrar as estruturas que impeçam as pessoas de falarem”, acentuou o Pe. Cláudio.

O evento marcou o retorno dos encontros diocesanos, por isso foi também um sinal de esperança no seguimento de Jesus. “Nosso primeiro encontro diocesano de formação neste novo tempo foi uma benção, luz para renovar e iluminar a nossa missão”, comenta Maria Matsutacke, que integra a coordenação diocesana das CEBs.