Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 26/04/2022

Dom Cesar participa da 59ª Assembleia Geral da CNBB que está sendo realizada virtualmente

A 59ª Assembleia Geral do episcopado brasileiro pela segunda está sendo realizada em um formato virtual, desde a segunda-feira (25) até 29 de abril, com atividades nos períodos da manhã e tarde. O tema central é a Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão.

Os temas prioritários abordados são estes: o Relatório anual do Presidente da CNBB; o Novo Estatuto para a CNBB; o Informe econômico; os Assuntos da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia; os Assuntos da Comissão Episcopal para a Tradução dos Textos Litúrgicos (CETEL) e os Assuntos da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé (CEPDF).

Além do tema central e os prioritários, estão explanados mais de 30 temas diversos. Entre eles a “Comunhão e Partilha”, um projeto da CNBB, do qual Dom Cesar é o presidente nacional, que tem como objetivo ajudar as Dioceses carentes na formação de seus seminaristas.

 

Assembleia Geral da CNBB

Desde 2011, os encontros acontecem no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), e reúnem cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja que são convidados.

Segundo o Estatuto Canônico e o Regimento da CNBB, a Assembleia Geral é o “órgão supremo da CNBB, expressão e realização maior do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”, e tem a finalidade de realizar os “objetivos da CNBB, para o bem do povo de Deus” (art. 27). E, para fazer “crescer a comunhão e a participação” (art. 28).

Sobre os assuntos abordados nela, o Documento indica que “a Assembleia Geral trata de assuntos pastorais de ordem espiritual e de ordem temporal e os problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, sempre na perspectiva da evangelização” (art. 29).

O regimento atribui ainda ao Conselho Permanente, órgão de orientação e acompanhamento da atuação da CNBB e dos organismos a ela vinculados, a incumbência de “determinar a pauta para a Assembleia Geral” (art. 90). Em 2018, por exemplo, a 56ª Assembleia Geral trouxe como tema central “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”. Realizada em Aparecida (SP), de 10 a 20 de abril de 2018, seu texto do tema central percorreu um longo caminho.

Em 2019 aconteceu a 57ª Assembleia Geral (AG) dos Bispos do Brasil de 1º a 10 de maio de 2019. Na ocasião, a AG teve a tarefa central de atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019 a 2023.

Estruturadas a partir da concepção da Igreja como “Comunidade Eclesial Missionária”, as Diretrizes aprovadas convidam todas as comunidades de fé a abraçarem e vivenciarem a missão como escola de santidade.

Na apresentação da publicação, a presidência da CNBB ressalta que as diretrizes são o caminho encontrado para responder aos desafios do Brasil, “um país que, na segunda década deste século XXI, experimenta grandes transformações em todos os sentidos”. A introdução da publicação defende que as diretrizes constituem uma das expressões mais significativas da colegialidade e da missionariedade da Igreja no Brasil.

Participam com direito a voz e voto todos os bispos na ativa em todas as 278 circunscrições católicas no Brasil. Os eméritos também participam, sem direito ao voto, mas com capacidade de contribuir na reflexão sobre a caminhada da Igreja a partir de suas experiências.  Um levantamento divulgado dia 26 de março de 2021 pelo professor da PUC SP, Fernando Altemeyer Junior, aponta o número de 474 bispos católicos vivos, sendo 309 na ativa e 165 eméritos.

A cada 4 anos, acontecem as assembleias eletivas, nas quais o episcopado brasileiro escolhe nova presidência para a CNBB e para as Comissões Episcopais Pastorais que colaboram no trabalho de evangelização desenvolvido pela entidade.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.