Notícias da Diocese › 09/09/2021

50 anos da celebração do mês da Bíblia no Brasil

Há 50 anos a Igreja no Brasil dedica o mês de setembro à Bíblia, com o objetivo de difundir a todos os povos a Boa Nova de Jesus Cristo. A partir desta proposta, foram criados diversos momentos para celebrar a Palavra de Deus nas comunidades espalhadas pelo Brasil, como semanas bíblicas, encontros, formações e celebrações.

Na Diocese de São José dos Campos, tradicionalmente, a Faculdade Católica realiza a Semana Teológica, uma oportunidade de aprendizado e estudo da Palavra de Deus e dos documentos da Igreja.

As Paróquias em sua maioria, promovem formações e nas celebrações da Missa dedicam um espaço de destaque, neste mês, para a Palavra de Deus. Muitas comunidades também entronizam, no momento da Liturgia da Palavra, a Sagrada Escritura.

Setembro foi o mês escolhido para ser o mês da Bíblia pois no dia 30 celebra-se São Jerônimo (342-420), o tradutor da Bíblia para o latim. Um dos pilares da patrística, Jerônimo colocou a Bíblia na linguagem do povo, na tradução chamada Vulgata.

Em 2021, a Carta do apóstolo Paulo aos Gálatas foi o tema escolhido para iluminar o mês da Bíblia e o lema: “pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d).

História do mês da Bíblia

O Mês da Bíblia surgiu em 1971, por ocasião do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi levado adiante com a colaboração efetiva do Serviço de Animação Bíblica, até ser assumido, posteriormente, pela Conferência dos Bispos do Brasil e estender-se ao âmbito nacional.

Objetivos

Os objetivos deste mês são: contribuir para o desenvolvimento das diversas formas de presença da Bíblia, na ação evangelizadora da Igreja, no Brasil, criar subsídios bíblicos nas diferentes formas de comunicação e facilitar o diálogo criativo e transformador entre a Palavra, a pessoa e as comunidades.