Notícias da Diocese › 12/08/2021

Paróquia São João Bosco recebe as relíquias do padroeiro

Durante o mês de agosto é celebrado, tradicionalmente pela Congregação Salesiana, as festividades em devoção a Dom Bosco – pai e mestre da juventude.

Este ano, a Paróquia São João Bosco, no Jardim das Indústrias, em São José dos Campos, se une a Congregação fundadora da Comunidade Paroquial e celebra uma semana especial na comemoração do nascimento de São João Bosco – 16 de agosto.

As comemorações ganharam um motivo especial: a Paróquia vai receber, de 17 a 20 de agosto, as relíquias do padroeiro que ficarão expostas para oração e devoção na Igreja Matriz da Paróquia.

As relíquias de Dom Bosco são fragmentos do cérebro, dos ossos, da carne, do sangue e cabelos de Dom Bosco; e também os paramentos sacerdotais.

As relíquias estão guardadas dentro de uma urna acrílica, onde há uma imagem de cera de Dom Bosco, paramentado com suas próprias vestes sacerdotais originais. Além dos momentos de missa, os fiéis poderão visitar a urna durante o dia e a noite.

Programação.

A programação da visita inicia no dia 17, terça-feira, com missa às 19h30. Na quarta-feira, 18, haverá missa, às 8h; Terço da Misericórdia, às 15h; Hora Santa Vocacional, às 18h e Missa, às 19h30. Após da missa, a juventude estará em Vigília até às 22h30. Na quinta-feira, a programação inicia às 8h com a Exposição do Santíssimo Sacramento. Durante todo o dia a igreja permanecerá aberta para visita e orações individuais, e, às 19h30, haverá missa. E, encerrando a programação da visita, na sexta-feira, às 15h, haverá o Terço da Misericórdia e, às 19h30, a Missa de Envio das Relíquias.

Toda a visita seguirá os protocolos sanitários, em virtude da pandemia, como por exemplo: o espaçamento social, higienização do local e a garantia do acesso sem aglomeração.

A última vez que a Paróquia recebeu essa urna com as relíquias de Dom Bosco foi em agosto de 2014, quando o Conselho Paroquial da Juventude promoveu uma missa especial encerrando a Semana da Família. Na ocasião, Dom Cesar Teixeira, bispo diocesano, presidiu a missa pela primeira vez na Paróquia, tendo tomado posse, em maio de 2014, da Diocese de São José dos Campos. A visita também marcou os preparativos das comemorações do bicentenário de Dom Bosco celebrado em 2015.

Na Igreja Matriz da Paróquia, há um relicário permanente com fragmentos dos ossos de Dom Bosco vindo diretamente de Turim, na Itália. Por ocasião do Jubileu de Prata, no dia 7 de março de 2018, a Igreja Matriz de São João Bosco foi dedicada a Deus e para o culto divino. Foi consagrado o novo altar, ungidas as paredes do novo templo e o relicário, contendo fragmentos de ossos de São João Bosco, foi depositado sob o altar.

1 Comentário para “Paróquia São João Bosco recebe as relíquias do padroeiro”

1. LEANDRO FRANCISCO GIMENEZ disse:

é uma honra para uma paróquia receber as relíquias de seu padroeiro. Parabens a paroquia São João Bosco por esse momento