Notícias da Diocese › 23/05/2021

Nota de falecimento – Irmã Rita Cristina

Com pesar, comunicamos o falecimento da Irmã Rita Cristina, Pequena Missionária de Maria Imaculada, falecida neste domingo (23).

Dediquemos nossas orações pela alma da irmã, pelos seus familiares e a congregação neste momento.

Ela foi a primeira irmã que atuou na Casa Episcopal, antes mesmo da chegada de Dom Eusébio, nosso primeiro bispo diocesano. Nossa Diocese agradece muito por sua vida doada em favor do Reino de Deus.

“Nossa querida Irmã Rita Cristina foi ao encontro do Amado! Sempre muito santa e generosa, sorridente e caprichosa, participava de todas as atividades com a comunidade. Excelente professora de artesanato, amável irmã, fiel e orante. Passou seu aniversário conosco, mas seu Pentecostes foi no céu. Tirou a sortinha do “Temor de Deus”, fruto da mansidão que viveu com perfeição. Que interceda por nós! Vai com Deus, querida Irmã!” (Nota da congregação).

IRMÃ RITA CRISTINA

Faleceu aos 86 anos, em decorrência da recidiva de um câncer de mama diagnosticado há 10 anos, a Irmã Rita Cristina, da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada.

Irmã Rita Cristina dedicou sua vida a Deus e a administrar Residências Episcopais, atendendo Dom Eusébio Oscar Scheid, primeiro bispo da Diocese de São José dos Campos; Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto, e Dom Cesar Teixeira, atual bispo da Diocese de São José dos Campos.

Atuou ainda junto a Dom Hilário Moser, bispo da Diocese de Tubarão, e na Casa de retiros e encontros, em Florianópolis, quando Dom Murilo Krieger, atual arcebispo emérito metropolitano de Salvador, na Bahia, era arcebispo de Florianópolis. Trabalhou na antiga creche do Hospital Pio XII.

Segundo a Ir. Luzia, quando foi criada a Diocese de São José dos Campos, Ir. Rita Cristina chegou à Residência Episcopal antes de Dom Eusébio. “Ela veio para organizar a casa. Em tom de brincadeira, Dom Eusébio dizia que primeiro beijavam a mão da Ir. Rita e depois a dele”, conta.

Ao lado de Dom Eusébio, teve participação ativa na criação da Paróquia Coração de Jesus, no bairro Bosque dos Eucaliptos. Antes mesmo da construção da paróquia, ajudava na organização das missas que eram celebradas em uma área verde.

Generosa, inteligente, sorridente, amável e caprichosa, Ir. Rita Cristina também foi uma excelente professora de artesanato. Era exímia costureira e bordadeira. “Tinha um coração puro, cheio de sentimentos e um desejo ardente de servir”, disse a Ir. Márcia. Para Ir. Lidiane, “foi um exemplo de Irmã fiel e orante que viveu a religiosidade com perfeição”.

Nasceu em 21 de dezembro de 1934.

Aos 86 anos, falece em 23 de maio de 2021.

2 Comentários para “Nota de falecimento – Irmã Rita Cristina”

1. Beatriz Ribeiro disse:

Conheci muito a Irmã Rita Cristina ,de fato era um pessoa muito doce , só via ela sorrindo . Descanse em paz Irmã ,q lá do céu interceda por nós.

2. Terezinha Alaiza de Souza disse:

Feliz Páscoa Ir. Rita! O Jardim de Deus, está mais florido com a sua presença!